[ editar artigo]

Mas Afinal de Contas, o Que é Exatamente Uma Startup?

Mas Afinal de Contas, o Que é Exatamente Uma Startup?

A cada 1 segundo, 3 Startups nascem no mundo, e tem gente que ainda não sabe o que é uma! Que elas são empresas novas e em crescimento todo mundo já sabe, mas afinal, o que de fato é uma Startup? O que ela faz? Como ela funciona?

 

Startup é uma empresa jovem, como a própria tradução diz, é uma iniciante, feita por um grupo de pessoas com um perfil empreendedor e com muita, mas muita dedicação e autonomia. Elas trabalham com um modelo de negócios repetível e escalável, ou seja, uma fórmula replicável, rentável e que tenha um grande potencial de crescimento rápido em um cenário de incertezas que precisa trazer alguma inovação. Normalmente essas inovações são por meio da tecnologia, já que hoje em dia a tecnologia facilita muito a vida de todo mundo.

 

Por isso, muita gente acaba achando que Startups são somente empresas de internet, o que é um equívoco. Não necessariamente elas são virtuais. O que acontece é que, na Internet acaba sendo mais barato e mais facilmente propagável criar uma empresa online do que uma empresa física.

 

Mas toda empresa que está iniciando um negócio pode ser considerada uma Startup? Não! As empresas que trabalham de forma tradicional não podem ser consideradas por não terem um modelo de negócio inovador, não estar em constante cenário de incertezas, não ser repetível e escalável. Elas precisam ser inovadoras!! Estou falando de quando existe uma necessidade "geral" e uma empresa chega inovando, satisfazendo essa necessidade.

Quando precisamos comprar algo mas estamos sem tempo, por exemplo, basta abrir o app certo de compras e esperar o pedido chegar na sua casa. O que antes não seria possível, como dito anteriormente, graças à tecnologia, hoje é! E tem empresa surgindo voltada totalmente à soluções de problemas. É aí que nasce uma Startup!

Comunidade do Estágio
Lucas Pegázi
Lucas Pegázi Seguir

Colunista Oficial da Comunidade do Estágio | Comunicação & Marketing IBMR | Apaixonado por música, natureza, comida e língua portuguesa (rimou rs).

Ler conteúdo completo
Indicados para você