[ editar artigo]

Marca pessoal: conheça 3 pessoas que dominam esse jogo

Marca pessoal: conheça 3 pessoas que dominam esse jogo

Criar valor para a própria marca pessoal é o nome do jogo. E, nesse quesito, algumas pessoas mandam muito bem. É sobre elas que vamos falar neste texto. 

Você conhece algum profissional que está sempre numa crescente? Toda vez que você se encontra com a pessoa, ela está tendo sucesso em novos desafios. Da mesma forma, existe aquela outra que está sempre "na luta". Toda vez que se encontram, as histórias tristes já são bem maiores. Lembrou de alguém?

Você pode estar se perguntando, por quê do questionamento? O mundo é assim, uns vencem, outros, não. Mas será que isso acontece por fruto do acaso?

O que é marca pessoal?

Segundo o blog da Rock content, personal branding é a gestão da sua marca pessoal, agindo e se posicionando de forma que o seu público compreenda claramente quem você é e o que você tem a oferecer.

Como falamos no último artigo, controlar a sua marca pessoal é controlar a forma que as pessoas veem você. E ela acontece nos sinais de marca que você deixa ser percebido. Pense da seguinte forma: para eu ser visto como uma pessoa proativa, preciso me comportar de forma proativa.

Então, não deixe a sua marca pessoal aos cuidados do acaso. Mas será que é preciso um pouquinho de sorte?    

A marca pessoal virada para a lua

Será que têm pessoas que nasceram com a marca pessoal virada para a lua? Bender disse o seguinte, será que é somente a sorte que diferencia os profissionais brilhantes dos medíocres? Vai por mim, a moeda da sorte só dá início ao jogo. Porém, ela não interfere no resultado final.     

A pessoa com marca pessoal de valor não é refém do acaso. Então, nada de deixar a vida te levar para onde ela quiser.  Para que sua marca tenha valor, é preciso responder a seguinte pergunta: você sabe para onde está indo?

Você pode estar no banco do carona, desde que saiba para onde quer ir. Então pause a leitura e se questione: você gerencia a sua marca pessoal e sabe para onde ela está indo? Sabe para onde sua carreira vai te levar? 

Agora vou apresentar a você três pessoas que mandam muito bem na gestão de suas marcas pessoais. Vamos a elas? 

 

A mionzera vai começar

O paulista de 42 anos de idade, Marcos Chaib Mion é o exemplo de profissional que sempre soube onde queria chegar. Formado em comunicação social, ele é apresentador, ator escritor e ativista pela causa autista brasileiro.

Em 1999, Mion se apresentava como ator, na Tv globo. Depois, sua jornada passou pela MTV, RecordTv. Até que em Agosto de 2021, retornou à TVglobo. Ele não escondeu de ninguém que este era o seu objetivo profissional. Hoje, Mion corre atrás do tempo perdido com muito gosto. A mionzera está só começando.

Reconhecendo o exemplo do Mion, você sabe onde quer chegar?  

 

Ninguém manda nessa raba

Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, é uma carioca de 28 anos de idade que sabe gerenciar a sua marca pessoal. Ela é cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e apresentadora. Ufa! Uma vida nada movimentada. Teve sorte. 

O que ninguém conta é que ela cursou Administração aos 16 anos de idade, numa escola técnica. As aulas de marketing que teve durante o curso, lhes são úteis até hoje. Anitta planeja o seu próprio marketing. Hoje, ela é reconhecida mundialmente como profissional além do seu corpo. Que incialmente foi atrelado ao Funk. Como já disse, ninguém manda nessa raba. 

Assim como a Anitta, você já assumiu o controle da sua marca pessoal?


Você é o único representante dos seus sonhos 

Agora vamos falar do filho da dona Jacira, Leandro Roque de Oliveira. Oriundo de São Paulo e conhecido como Emicida, ele é rapper, cantor, letrista e compositor.  Assumindo o protagonismo pelos seus sonhos, Leandro escolheu não terceirizar o seu maior patrimônio: sua marca pessoal. 

Apesar de suas rimas serem de improviso, a sua carreira foi muito bem estruturada. Com nada além do seu próprio sobrenome, chamou a responsabilidade para si e se tornou um dos MC's mais respeitados. Lembra do que falamos sobre a confiança? Pois é, o nome dele surge quando o assunto é rapper nacional. 

Assim, do improviso ao sucesso, você sabe onde sua carreira vai te levar?

 

Controle a moeda da sorte

Então o que separa as pessoas que se destacam das que são invisíveis não é sorte? Vimos que gerenciar a marca pessoal é o que define quem entra no estádio para assistir e quem entra para jogar. Pois a frase que não quer calar é, segundo Bender, para quem não sabe para onde quer ir, vai parar em qualquer lugar.  

Termino este artigo com a seguinte questão: você sabe para onde está indo? 

 

Gerencie a sua marca pessoal. Esse é o nome do jogo. 

Ler conteúdo completo
Indicados para você