[ editar artigo]

Maquiável, Pardais e o seu Currículo

Maquiável, Pardais e o seu Currículo

   "Parecer ser, é mais importante do que ser." - Esse é um postulado de um dos autores mais polêmicos da filosofia moderna, Nicolau Maquiavel, mas esse é um dos maiores problemas encontrados por empresas hoje em dia, pois o candidato enquadra suas habilidades em um patamar onde não consegue alcançar sua performance e acaba não entregando o resultado esperado.

   Chegamos então ao ponto dos pardais, os pardais-de-harris são aves que desenvolvem características secundárias associadas a seu poderio de brigar, sim brigar, quanto mais forte o pardalzinho for, mais escuro ele se torna sinalizando para os outros que ele não é flor que se cheire, acontece que em certas circunstâncias, pardais que são expostos a fuligem escurecem parecendo ser o que eles não são e acabam entrando em conflitos com outras aves muito mais fortes. O resultado? Morte!

Pigeon Attacking GIF

   Falei também de enquadramento ali em cima bem brevemente; No livro do Daniel Kahnemam - Rápido e Devagar: duas formas de pensar, tem um capítulo inteiro falando sobre isso, e o que seria? O enquadramento é a forma em que a informação é exposta de maneira a contar a "melhor história possível", explicando melhor, nós seres humanos somos avessos ao risco, ao desconhecido, a perdas e danos, logo, falando em ganhos, vitórias e informações precisas tendemos a valorizar a informação e a reter melhor essas informações.

   O enquadramento é utilizado de diversas formas diferentes, em pesquisas políticas, em noticiários, em divulgação de prêmios como no exemplo fictício: 
"Um transatlântico com 600 passageiros naufragou hoje, 400 pessoas morreram"
"Um transatlântico com 600 passageiros naufragou hoje, 200 pessoas foram salvas"

"Um transatlântico com 600 passageiros naufragou hoje, 1/3 das pessoas foram salvas"

   Sim, todos os exemplos contam com a mesmíssima informação, porém foram enquadradas de forma diferente, esse efeito tem diversos motivos e VOCÊ PODE USAR ISSO EM SEU CURRÍCULO.

ligue 1 soccer GIF by Toulouse Football Club

   Mas Will, eu não estaria sendo maquiavélico? Sendo um pardal sujo de fuligem? Querendo parecer ser o que eu não sou? Não, a não ser que utilize informações falsas para isso, e já vimos isso acontecendo com o alto escalão de um governo, não é mesmo?

   Condensando tudo meu caro leitor, é muito importante ser fiel ao que você consegue entregar quando está se dispondo a uma vaga, sempre prestando informações verdadeiras, qualidades pertinentes a sua persona e não ao que a vaga exige, até porque tempo é um bem muito precioso e as consequências que um pardal sujo sofrem são terríveis.

Comunidade do Estágio
William Devillart
William Devillart Seguir

Estudante de contabilidade, analista financeiro, especialista em investimentos e agora colunista da AU. Tenho como hobby jogos de tabuleiro moderno, escrever e cozinhar. Sigo em busca de todo o conhecimento do mundo desde culinária até I.A.

Ler conteúdo completo
Indicados para você