Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Manual de sobrevivência: como se comunicar por escrito no estágio

Manual de sobrevivência: como se comunicar por escrito no estágio
Bárbara Beatriz Camello
abr. 3 - 2 min de leitura
0 0 0

Comunicação é uma das principais habilidades que um Super Estagiário precisa ter no seu estágio.


Os gestores pedem isso DEMAIS da conta e é uma skill super necessária para você se desenvolver e pegar mais oportunidades dentro do trabalho. Você vai mandar e-mail, você vai se comunicar pela plataforma que a empresa utiliza, como, Slack, Google Chat, Yammer, Workplace etc. Além disso ainda fará apresentações no Canva ou Power Point  para o time e para até clientes.


Logo, se você se comunica mal, você vai rodar ou deixar de crescer o que poderia crescer, entende?


Eu preciso que você acredite em mim e esteja disposto a melhorar. Aqui vão os bizus para você deixar a sua comunicação mais clara e assertiva.

🚫 Delete palavras que não agregam em nada

Basicamente, atualmente, geralmente, completamente, essencialmente, realmente, virtualmente... se algum dessas palavras forem essenciais para o significado da sua sentença, mantenha. Caso não seja, não coloque. 


MENOS É MAIS!


🗡 Corte a redundância

Quando você está pensando na sua ideia e escrevendo ao mesmo tempo, é comum nós sermos repetitivos. Então para você cortar as redundâncias é importante que você leia o seu texto em voz alta e ouça se você pode ser mais objetivo e cortar o que pode ser cortado. 


🔁 Revise o seu texto

Hoje a liderança reclama que a Geração Z não sabe escrever PORTUGUÊS.


É isso aí, tem muito estagiário escrevendo errado. Revise seu texto quantas vezes for necessário e se ficar com alguma dúvida PROCURE NO GOOGLE antes de enviar. 


É sério. Sempre que eu tenho alguma dúvida de palavra, coerência e afins, eu dou um google antes. Isso não é vergonha nenhuma. E claro, LEIA, leia livros, artigos, consuma textos para você acelerar a sua escrita. Eu percebo quando escrevo algo errado mais rápido que a média, pois consumo muito conteúdo escrito, então meu sensor de "escrevi errado" apita.


Já quem não tem repertório, escreve errado e não percebe.

🤐 Não fale o que você vai fazer. Faça!

Muita das vezes você não precisa escrever "agora vou dar a minha opinião sobre o projeto avelã com cuscuz". Você pode ser mais prático "Tivemos êxito com a atuação X e Y no projeto avelã com cuscuz".


Você não vai perder nada se cortar o início. 


⏰⏰⏰ E aí, que tal já colocar essas dicas em prática na sua rotina? ⏰⏰⏰


Denunciar publicação
0 0 0
0 respostas

Indicados para você