Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Intraempreendedorismo e inovação

Intraempreendedorismo e inovação
Luana Carvalho de Lemos
Sep. 10 - 4 min read
080

Termo comum utilizado pelas startups, o intraempreendedorismo é o processo de empreender dentro de uma empresa, independente de ser grande ou pequena, e, não só abre portas para novos negócios, como também a atividades e orientações inovadoras. Empresas que vêm adotando esse conceito ganham mais espaço no mercado, desenvolvem novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas mais rapidamente.

Esse tipo de empreendedorismo alinha-se a três pilares: o perfil dos colaboradores, o ambiente e a cultura organizacional e o papel da liderança. Para começar a implementar o empreendedorismo nas empresas, os gestores devem estar atentos aos funcionários que se destacam pela vontade de inovar e de fazer parte de projetos maiores, por este motivo, muitas startups procuram a geração Y para este papel. Estão sedentos para criar, buscar novidades e não costumam permanecer engajados em rotinas burocráticas e repetitivas.

Nós, como bons Millennials que somos, adoramos um desafio, certo? A expectativa de crescimento da carreira dentro da empresa está se tornando essencial, e empresas tradicionais que não estão dispostas a deixar de lado seus costumes antigos estão ficando para trás. Uma boa dica de leitura para entender um pouco mais sobre esse assunto é o Empreendedorismo 360°, de Jerônimo Mendes.

Quero me tornar um intraempreendedor, como começo?

Se você já tem veia de empreendedor, só vai! Mas calma, se esse não é o seu caso, o empreendedor que existe dentro de você pode ser desenvolvido.

O primeiro passo e talvez mais importante é: ASSUMA RISCOS E TENHA MATURIDADE PARA LIDAR COM ELES. Procure e aproveite oportunidades, transforme ideias em projetos comerciais, seja um executor de planos! Não tenha medo de expor seus pensamentos e opiniões.

O intraempreendedorismo é um dos maiores motores de inovação que uma empresa pode ter, portanto, inove!

 

Quer saber como funciona na prática? Trouxe aqui empresas de grande sucesso que utilizam o intraempreendedorismo com maestria.

  1. DreamWorks

A DreamWorks criou um programa de ideias em que todos os colaboradores podem enviar suas ideias em relação aos projetos criativos de longa-metragens da empresa. Além disso, investe em um programa para oferecer cursos de desenvolvimento de artistas. Com isso, a empresa permite que seus funcionários aprendam a ser seus próprios gestores e os motivam a criar.

 

2. 3M

Todo mundo conhece os famosos Post-its, né? Você sabia que eles surgiram por acidente? Um dos cientistas da 3M estava pesquisando um adesivo para aplicação em tecnologia aeroespacial e acabou criando o papel adesivo que usamos para diversas anotações do dia a dia. Sem o intraempreendedorismo, esse projeto seria considerado um fracasso, pois não obteve o resultado esperado. Foi preciso resiliência para que os colaboradores abraçassem a ideia inicial, para assim, desenvolvê-la.

3. Aeris

Se você ainda não conhece a fabricante nordestina de pás éolicas, chegou a hora! O case da empresa é uma verdadeira história de inovação e resultados incríveis, dá uma olhada nesse vídeo:

A Aeris desenvolveu uma plataforma de gestão da inovação, AEVO Innovate, que conseguiu criar uma cultura de inovação capaz de mudar o mindset de todos da empresa. Eles conseguiram alcançar um retorno de investimento jamais atingido antes e uma taxa de implementação de ideias de pouco mais de 20%.

 

Percebeu que o intraempreendedorismo e a inovação não vivem sem o outro né?

E, claro, a empresa pode ter o melhor programa de inovação do mundo, se os colaboradores ainda não estiverem preparados para esse processo, não vai pra frente. É preciso treinamentos focados e um bom ambiente para a criação de ideias. Inove dentro dos limites da sua organização!

Importante ressaltar que: Sempre existirá chance de falha, deve existir tolerância para erros, contanto que sirvam de aprendizado para acertos ainda mais grandiosos.

Mais uma vez, foi um prazer compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês, até a próxima semana!


                                                                                                           Luana Lemos, Colunista Oficial


Report publication
    080

    Recomended for you