Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Importância do Mindfulness - Pessoal e Profissional

Importância do Mindfulness - Pessoal e Profissional
Jussara Melo
Aug. 10 - 4 min read
030

Um dos quesitos mais solicitados num bom profissional atualmente é o bom desempenho interpessoal no ambiente de trabalho, um conhecimento ampliado sobre soft skills e sua importância.  O ambiente de trabalho exige muita concentração, possui metas, cobranças, liderança, além da ocorrência de falhas, altos, baixos e mais uma gama de situações que afetam emocionalmente o profissional e, devido a isso, as habilidades emocionais e comportamentais vêm sendo trabalhadas cada vez mais para que sejam alcançadas carreiras profissionais promissoras.  

Saber lidar com situações fora do roteiro natural, entender as necessidades do outro e conseguir solucionar problemas vai além de habilidades adquiridas para se encaixar em critérios. Quando lidamos com pessoas diferentes reunidas num mesmo ambiente, estamos envolvendo vários tipos de problemáticas e emoções. 

O Mindfulnees - Prática da consciência plena - trabalha a capacidade humana básica, maneiras de dominar a mente e de estar plenamente presente, conscientes de onde estamos e o que estamos fazendo, sem excessividades ou ansiedades sobre o que acontece ao seu redor.  Assim como para adquirir soft skills o ser humano necessita buscar o autoconhecimento, o olhar para dentro de si mesmo é a base do mindfulness, é quando o indivíduo se encontra plenamente atento ao que está fazendo. 

A principal técnica usada é a meditação, vai além da religiosidade, sem a necessidade de mantras ou de uma busca por alcançar algum tipo de iluminação espiritual. A meditação para alcançar o mindfulness baseia-se na atenção da respiração, em prestar atenção ao seu redor e nos movimentos e sons do seu corpo e do ambiente em que se encontra, a prática leva o ser humano a um estado de concentração e conscientização, alivia o stress, aumenta a atenção para o bem-estar do corpo e do próprio funcionamento da mente. 

Para alcançar o estado de consciência plena é necessário esforço e dedicação, um ambiente calmo,  e bem iluminado e, principalmente, força de vontade pessoal. Apesar da meditação parecer fácil, grande maioria da população está acostumada a realizar duas ou três atividades simultaneamente e não perder esse ritmo em nenhum minuto do dia (problemática que tem sido causadora do aumento da produção de antidepressivos na indústria química mundial) então, por este motivo nossa mente sente grande dificuldade em parar e simplesmente se concentrar. A prática leva à perfeição, e ao passo que diariamente saímos da nossa rotina e esvaziamos nossa mente por 5 minutos, a concentração, a assertividade e a objetividade acabam virando parte de nós.

"Pode-se alcançar a sabedoria por três caminhos. O primeiro caminho é o da meditação, que é o mais nobre. O segundo é o da imitação, que é o mais fácil e o menos satisfatório. Em terceiro lugar existe o caminho da experiência, que é o mais difícil" - Confúcio

Uma mente tranquila consegue lidar com situações adversas, pois tem a capacidade de ouvir, parar, pensar e agir, analisando detalhadamente as situações. Nossa mente acaba sobrecarregada se todos os problemas do dia a dia juntamente com as emoções e sentimentos ficarem bagunçadas e desorganizadas, e com isso, o uso da meditação para alcançar o mindfulness é como usar um planner, lidando com a crescente complexidade e incerteza do nosso mundo, nos levando a respostas efetivas.

O que seria mais ideal num ambiente de trabalho cheio de pressão e problemáticas a serem resolvidas que todos os contribuintes possuidores da consciência plena? Não se trata apenas de uma técnica, mas sim de um estilo de vida, sem envolver crenças, apenas autoconhecimento, da mente para o corpo. Cientificamente comprovado, o mindfulness é uma prática que tem reduzido ansiedade, insônia, stress, exaustividade e ajudado milhares de pessoas a enfrentar suas vidas profissionais e pessoais de maneira positiva. 

Que tal conhecer um novo estilo de vida e ser bem sucedido profissional e emocionalmente? compartilha comigo sua experiência ;)


#ColunistaOficialAU


Report publication
    030

    Recomended for you