Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Hard e Soft skills.

Hard e Soft skills.
Flaccio Bertelli
Aug. 12 - 5 min read
050

Você já ouviu os termos hard skills e soft skills? Esses termos são muito utilizados por profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos, devido a busca dos candidatos por desenvolvimento e tentarem entender melhor o que um recrutador avalia, termos como esses são cada vez mais abordados, mas afinal o que são Hard e Soft skills?

Significado das Palavras:

A palavra skill conseguimos entender fácilmente, pois traduzida do inglês quer dizer habilidade, então estes dois termos são básicamente a separação de dois tipos diferentes de habilidades que uma pessoa pode ter. Já as palavras hard e soft caso sejam traduzidas livremente, não haverá um entendimento de seu significado tendo em vista o termo em que elas são utilizadas, fazendo uma tradução simples veremos que hard significa difícil ou duro e soft significa suave, sendo assim, teriamos habilidades duras e suaves, ficando um pouco nebuloso para entender o que elas realmente são. Para entender de fato o que cada termo significa, vamos falar deles individualmente e associar hard a conhecimento técnico e soft a comportamento.

 

Hard Skills:

Fazendo a associação dita anteriormente, teremos que HARD SKILLS são habilidades técnicas, elas são muito valorizadas e tem como principal característica a mensuração, esse é o tipo de conhecimento que adquirimos apenas estudando ou praticando, alguns exemplos desses conhecimentos são: língua estrangeira, softwares e nível acadêmico, observe que todos estes exemplos possuem uma escala para determinar o nível de conhecimento, estão disponíveis no currículo sendo fácilmente identificadas pelo recrutador e a maioria possui certificação, pois são habilidades geralmente desenvolvidas em cursos técnicos ou livres.

Hard skills mais requisitadas pelo mercado:

  1. Inglês;
  2. Excel.

Soft Skills:

Já as SOFT SKILLS são habilidades comportamentais, elas são um pouco menos fáceis de se identificar, em sua maioria não há escalas para serem mensuradas, são características que são facilmente associadas ao perfil da pessoa, elas são mais dificeis de reconhecer por ser algo mais profundo no individo, pode estar ligado a cultura, emoções, ambiente, convívio...

Habilidades como essas são fundamentais para o relacionamento humano e diferente das hard skills, podem ser desenvolvidas através de meditação e terapia, alguns exemplos muito falados ultimamente são: inteligência emocional, autoconhecimento e trabalho sob pressão.

Soft Skills mais requisitadas pelo mercado:

  1. Comunicação;
  2. Trabalho em Equipe;
  3. Resiliência.

Entendendo os dois termos, surge a seguinte pergunta: Qual delas são as mais importantes HARD ou SOFT?

Não há uma resposta certa para esta pergunta, os dois tipos de habilidades são bastante importantes, o que podemos fazer é falar sobre a quantidade de cada tipo de habilidade que devemos ter, cuidado para não confundir, falarei de quantidade e não de importância ok? Vamos lá.

As hard skills por muito tempo tiveram sua importância acima das soft skills o que não condiz com cenário atual, soft skills são cada vez mais valorizadas, podemos associar isso até mesmo com a evolução que tivemos nos últimos anos em relação ao emocional humano, cada vez mais preconceitos com sentimentos são quebrados, em 2015 a venda de exemplares de autoajuda cresceram 42% como podemos ver na matéria da NIELSEN, a primeira vista isso pode não aprecer ter relação com a valorização das soft skills, mas tem, a tendência atual do ser humano de se autoconhecer para melhorar sua performance, também trás consequências para o relacionamento interpessoal, por isso habilidades como a empatia está tão em alta. Outro fator para essa valorização está no fato de que para se adquirir novas hard skills você necessita de soft skills, ou seja quando iniciamos um curso precisamos de habilidades com engajamento, comprometimento e gestão do tempo para equilibrar com as nossas atividades do dia a dia, tendo em vista todos estes fatores considero o seguinte equilíbrio ideal:

Um jeito bem básico de se perceber a importância de cada skill é analisar uma situação comum na vida da maioria das pessoas, você já teve aquele professor que notoriamente conhecia muito sobre a matéria que ministrava, mas não sabia ensinar? isso parece contraditório, este é o exemplo de um profissional com um vasto conhecimento técnico e com poucas habilidades comportamentais, ou por assim falar a metodologia, pois o que tem que ser ensinado ele domina mas não consegue se comunicar com eficiência. Da mesma forma o contrário também acontece, em uma situação que o professor precise substituir um colega de profissão que ministra outra matéria, mesmo com uma comunicação eficiente fica claro o raso conhecimento se comparado ao títular daquela matéria.

Este é o desafio de um universitário, saber equilibrar essas habilidades para ser notado pelo mercado.

Iai, você conhecia tais termos? Sabia a diferença entre eles? Concorda com minha visão do equilíbrio delas no perfil profissional? Comente sua opinião, para finalizar deixarei uma frase da Julia Zhu sobre o assunto e algumas indicações de materiais caso queiram estudar mais sobre ele.

 

“Você sempre precisa das hard skills certas para realizar o trabalho, mas precisa das soft skills certas para um desempenho excepcional.”- Julia Zhu

 

Vídeo Grou: HARD SKILLS E SOFT SKILLS - Qual a diferença entre elas?

Podcast Marketing com fritas: Hard Skills e Soft Skills 

Artigo Gupy: Hard skills e soft skills: quais as principais diferenças? 

 

Tenham uma ótima semana!!

 

#ColunistaOficialAU


Report publication
    050

    Recomended for you