Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Formas não convencionais para aprender uma nova língua

Formas não convencionais para aprender uma nova língua
Ely Andrade
nov. 17 - 3 min de leitura
020

A gente vive num mundo complexo que está se comunicando entre suas partes à todo instante. Nesse contexto é praticamente impossível passear pela internet, que é a praça pública do mundo, sem esbarrar com uma, duas ou mais línguas estrangeiras. 
Já é tão comum vermos alguns termos que chegamos a inseri-los no nosso vocabulário cotidiano.

Assim, falar um idioma além da língua materna não é importante apenas para a vida profissional, mas também para compreender e adaptar-se ao que o mundo é: plural.

Por esse motivo nesse artigo vou trazer algumas dicas simples, mas que se utilizadas com constância podem te fazer evoluir muito na língua que você quer aprender.

Vamos lá!


1 - Assista com legendas

A gente sempre arranja tempo pra assistir alguma coisa no meio da semana, mesmo com prazos e as responsabilidades pra cumprir. Então da próxima vez que for assistir algo coloque o áudio no idioma original e ative as legendas.

Por que fazer isso? 

Nosso cérebro, ao ouvir palavras e frases, aprende a reconhecer padrões como também os contextos aonde eles se encaixam. Essa associação auditiva somada com a tradução na legenda te faz memorizar e aprender o significado de uma frase ou expressão. 

É uma forma simples mas eficaz de se aprimorar!

2 - Ouça

 

- Músicas

Seguindo a mesma lógica de assistir com legendas, ouvir música nos faz reconhecer padrões - sonoros e linguísticos. Além de percebermos a flexão e a variação de pronúncias para uma mesma palavra.

Ao ouvir uma música tente reconhecer as palavras e entendê-las, só depois vá para a letra e tradução. Dessa forma você pode ver o quanto compreende e checar a sua evolução.

- Podcasts

Os Podcasts por sua vez seguem uma lógica mais rigorosa. Não é aconselhável você pegar qualquer Podcast no idioma e sair ouvindo, é necessário que você compreenda no mínimo 75% do que está sendo dito. 

Por que isso?

Se você entende a maior parte do assunto - que nos Podcasts são desenvolvidos de uma forma densa somado a uma longa duração - e em algum momento você não compreender um termo específico ou palavra, você pode continuar compreendendo por causa do contexto e, assim, aquela palavra incompreendida se torna um detalhe para você revisar.

 

Lembre-se que, essas formas de estudo são algumas técnicas de imersão na língua já estudada e podem variar, depende da maneira com que você melhor aprende. Não troque seus estudos por essas dicas, ao invés disso adicione-as para um melhor resultado ;)

 


E assim chegamos ao fim de mais uma coluna!

Espero que essas dicas possam te auxiliar a assistir aquela série sem legenda o mais rápido possível!

Tem uma experiência com técnicas pra estudar línguas estrangeiras? Comenta aqui embaixo, ou quem sabe num post aqui na comunidade. Vamos se ajudar para crescer mais um pouco ;)

Até a próxima!

 

#AUInfinitoEAlém

 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você