Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Filmes sobre a sensibilidade da vida #1: Up - Altas Aventuras

Filmes sobre a sensibilidade da vida #1: Up - Altas Aventuras
Mariana Fekete Oshima
jan. 31 - 3 min de leitura
000

Recentemente estava à procura de um filme leve para assistir e desacelerar das loucuras do dia a dia, quando me deparei com um que já pode ser considerado clássico das animações da Pixar: Up - Altas Aventuras (2009). Não tive dúvidas, dei o play em meu DVD, reassisti o filme após alguns anos, e me emocionei novamente, com toda a trajetória de Carl, Ellie, Russell e uma casa voadora repleta de balões.

O filme se inicia acompanhando Carl Fredricksen ainda criança, que ao acaso, acaba conhecendo a menina Ellie, que assim como ele, também é fã de Charles Muntz, explorador mundialmente conhecido. A admiração pelo ídolo acaba aproximando as duas crianças, que se tornam amigas. O tempo passa, Ellie e Carl se casam, vão morar juntos e em uma linha do tempo emocionante, os vemos construir sua vida juntos à medida que os anos passam.

Já na velhice, Carl decide surpreender Ellie, e realizar seu sonho de infância de se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, uma terra inóspita na América do Sul, no entanto, Ellie adoece e acaba falecendo. Viúvo e sozinho, Carl se recusa a vender a casa onde viveram por tanto tempo, porém após um incidente, ele acaba sendo forçado pela Justiça a se mudar para um asilo.

Antes que isso aconteça, Carl faz com que sua casa levante voo, carregada de balões coloridos, guardados por ele, rumo ao Paraíso das Cachoeiras, para finalmente cumprir o desejo da esposa. O que Carl não imagina é que além dele, há alguém mais que embarcou junto por acidente: Russell, um falante escoteiro de oito anos.

Carregado de humor e drama, Up - Altas Aventuras surpreende por sua simplicidade ao abordar a vida, da maneira mais poética possível, mas sem jamais se tornar banal. Marcado pelo primor já conhecido da Pixar, a animação trata de questões da vida adulta com uma inocência infantil, e é exatamente aí que mora toda a magia do filme.

Enquanto Carl é um senhor de 78 anos, mal-humorado e já carregado pelas marcas da vida, Russell é como qualquer criança deveria ser; animado, tagarela e curioso. A diferença de 70 anos que separa ambos é justamente o combustível que faz a dupla funcionar tão bem e o alicerce que cria um laço genuíno de amizade e companheirismo entre eles, estabelecendo-se uma relação de avô e neto, ou mesmo de pai e filho. Inconscientemente, Carl é a figura paterna que falta a Russell, assim como Russell é a alegria que falta a Carl após a morte de Ellie. 

Amizade, lealdade, união, superação, luto e coragem, são todos tratados com maturidade e sensibilidade, podendo emocionar crianças e adultos

Em resumo, Up - Altas Aventuras é o retrato fiel do quanto somos resilientes o bastante para superar problemas, perdas e luto, e principalmente, o quanto todos somos capazes de voar (mesmo sem asas!).

Referências:

- Todos os GIFs presentes nesse texto foram retirados do Pinterest.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você