Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sobre o filme Gladiador e a vida de estudos

Sobre o filme Gladiador e a vida de estudos
Lucas Costa Souza
ago. 6 - 6 min de leitura
040

Duas décadas após o seu lançamento, o clássico dirigido por Ridley Scott, Gladiador, ainda possui muito conteúdo para ensinar às jovens intelectualidades em formação.


Olá, meus caros amigos!

Hoje eu venho compartilhar com vocês alguns insights que eu tive enquanto estava à caminho do meu trabalho. Quem me conhece, sabe: sou aquele tipo de pessoa que quando curte um filme, assiste este filme quinhentas mil vezes. E este clássico que trago para vocês, Gladiador, trata-se de meu filme preferido. Ele possui uma série de conhecimentos que podemos agregar em nossas vidas. Não é atoa que quase toda palestra Coach possui o tema maravilhoso "Now We Are Free" como trilha de fundo (talvez para compensar as chatices que são).

 

Então, meus caros, coloquem os vossos fones e embarquem comigo nesta leitura.

Sobre o filme

O filme Gladiador retrata a vida da pobre alma, Maximus Decimus Meridius, comandante dos exércitos do norte. Maximus é um general de alta patente que luta ao lado do imperador Marcus Aurelius, porém, apesar de seu lugar na hierarquia, seu sonho é simples: Maximus deseja viver uma vida tranquila ao lado de sua esposa e seu filho em uma humilde fazenda. Todavia, assim como ocorre com Michael Corleone em Poderoso Chefão Parte 3

"Justo quando eu pensei que estava fora, eles me puxam de volta!"

 

O imperador Marcus, de idade já avançada, confia ao Maximus a tarefa de governar Roma após a sua morte, entretanto, o filho de Marcus e herdeiro do império, Commodus, (aqui vai um pequeno spoiler, mas não se preocupe pois não compromete o filme, isto ocorre nos minutos iniciais)assassina o próprio pai antes da divulgação da notícia.

 

Commodus, vulgo "moleque mimado", ordena a morte de Maximus, que escapa por um fio mas descobre que sua esposa e filho foram assassinados. Quando cai de exaustão devido a longa viagem até seu vilarejo, é tomado como escravo e posto nas arenas para lutar como gladiador.

 

Maximus foi do império à lama, e coordena uma ação para vingar sua família e livrar Roma do império mais tirânico que esses bravos guerreiros haviam presenciado.

 

Sobre os feitos em vida

"O que fazemos em vida, ecoa pela eternidade!"

 

Esta frase sintetiza muito o que se deve saber sobre uma vida intelectual. Ortega y Gasset, famoso filósofo espanhol, já afirmava que as verdadeiras ideias, isto é, as ideais que realmente importam, são as Ideias dos Náufragos. Em resumo, estas ideias são justamente os pensamentos que temos e que nos agarramos como se fossem uma tábua salvadora enquanto estamos nos afogando em meio a uma torrente. Se você aplicar este critério em sua vida, verificará que a maioria das ideias que temos não são nada mais que pose, e que muito pouco daquilo que efetuamos realmente é válido. Por isto, tenhamos sempre em mente: o que fazemos em vida, ecoa pela eternidade. Mas afinal, o que é eternidade?

 

Sobre a eternidade

Platão defendia que a eternidade é a imagem móvel do tempo. Com efeito, entendemos que o tempo imanente, ou seja, terrestre, é apenas um intervalo dentro de uma totalidade bem mais complexa, chamada eternidade. Isto nos explica também o motivo deste pensador nos dizer que filosofar é aprender a morrer. Ora, só é possível ter uma visão da eternidade, aquele que possui uma visão da morte.

 

Voltando ao filme

Quando você adquire a consciência de suas ações dentro dos estudos e que os estudos possuem uma certa finalidade que é intrinsecamente superior a passar em uma prova ou adquirir uma certa vaga de trabalho, tudo muda. E foi precisamente isto que Maximus em sua reflexão interior percebeu, ao receber a oferta de Marcus Aurelius para tornar-se seu sucessor. 

 

Sobre as adversidades e o networking

 

O fato é que no caminho de sua vida estudantil ou profissional, você infelizmente cruzará com diversos Commodus. Pessoas mesquinhas que farão de tudo para subir na vida utilizando os métodos mais amorais possíveis. Não se contamine. Sê forte e persevere em sua bondade. Os escolásticos explicavam a amizade pela seguinte máxima:

 

"Idem velle idem nolle"

Isto significa, trocando por miúdos: amigo é aquele que quer as mesmas coisas e que rejeita as mesmas coisas que você.

 

Cuidado! Esta preciosa lição pode ser terrivelmente mal interpretada fazendo você se tornar uma pessoa esnobe. Não se trata disto, mas sim, de possuir um networking condizente com aquilo que almeja. Ajude a todos, sem olhar a quem, mas prossiga cautelosamente.

 

Sobre a necessidade de encarar os problemas

 

Em um dos diálogos, Maximus é surpreendido por um político que afirmava possuir tantos inimigos quanto um exército formado. Maximus dispara a sua resposta como uma flecha disparada por Ártemis:

 

"Um soldado tem a vantagem de poder olhar os seus inimigos nos olhos, senador."

 

Nunca postergue para amanhã aquilo que está ao seu alcance de resolver hoje. Encare seus problemas olhando nos olhos, e confie que a vitória seja sua. Não se acanhe em meio as adversidades, elas sempre existirão e serão como uma têmpera que reveste a sua alma, tornando-a mais forte e te preparando para o próximo desafio.

Gladiador!


Este filme realmente me faz pensar sobre muitos aspectos e sempre me sinto motivado e inspirado após assisti-lo. Caso vocês ainda não o tenham visto, recomendo que assistam assim que encerrar a leitura deste humilde artigo. Se já assistiram, comentem o que acharam e que outros filmes vocês indicam para extrair preciosas lições para a sua vida. ;-)

#ColunistaOficialAU

 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você