[ editar artigo]

Ferramentas para turbinar o aprendizado - parte 2

Ferramentas para turbinar o aprendizado - parte 2

Minha memória é MUITO ruim! Apesar de conseguir gravar nomes e rostos com facilidade, minha mente simplesmente apaga fatos e eventos. Alguém aí também é assim???

Eu sempre encarei isso como um defeito a ser trabalhado e busquei recursos para lidar com o esquecimento. Comecei a usar gestão visual e ativação reticular, mapas conceituais para fixar o aprendizado e listas infinitas no celular.

Mas descobri duas coisas muito legais recentemente:

1 - o Murilo Gun me fez enxergar o esquecimento como uma qualidade! Eu nunca havia pensado nisso, mas no curso de Reaprendizagem Criativa ele cita a obra de Walter Riso, que fala sobre a arte de ser flexível e de ter uma mente aberta. Para isso, esquecer facilmente pode ser uma vantagem!

2 - Sim, algumas coisas ainda precisam ser gravadas na memória de longo prazo e um recurso muito eficiente para isso são os Sistemas de Repetição Espaçada (SRS, em inglês). Trata-se de uma técnica em que deve-se repetir periodicamente o que se quer gravar. Descobri que é uma técnica bastante comum para gravar vocabulário no processo de aprendizado de uma língua estrangeira, por exemplo! E o melhor: existem aplicativos para gerir automaticamente o espaçamento da repetição até o conceito ser internalizado. Estou usando o Anki, alguém aí conhece?

Conta aqui nos comentários se você também sofre com o esquecimento e se usa algum recurso!

Até a próxima!

Comunidade do Estágio
Daniel Torquato Fortes
Daniel Torquato Fortes Seguir

Supermentor AU! Podemos conversar sobre: transformação digital, inovação, tecnologias, agilidade, gestão de produtos, futurismo, aprendizado, carreira, diversidade e outros assuntos!

Ler conteúdo completo
Indicados para você