Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Feedback ou Feedforward? Compreenda estas ferramentas e suas diferenças

Feedback ou Feedforward? Compreenda estas ferramentas e suas diferenças
Rayssa Silva
Aug. 5 - 2 min read
020

 

Olá! Como estão?

Nós sabemos que o mundo está em constante evolução e nesse contexto, destaca-se o mercado de trabalho, que vem sofrendo grandes impactos devido à Era Digital, onde muito do que é feito hoje, se tornará ultrapassado em pouco tempo.

Vemos as mudanças nas estruturas organizacionais das empresas, nas ferramentas que utilizamos para trabalhar e até mesmo alterações nos modos de consumo e como nos relacionamos.

Com isso, se torna cada vez mais necessário promover seu autoconhecimento visando desenvolver competências e guiar seu futuro.

Ok, mas o que é feedback? E feedforward?

Feedback

Palavra originada da língua inglesa, que significa "retroalimentação". É utilizada em diversas áreas, como Comunicação, Psicologia, Administração de empresas, entre outras... Porém, no contexto desta publicação (mercado de trabalho, corporativo), esta palavra pode ser definida como um retorno sobre o desempenho de uma equipe ou um colaborador em específico, mas no sentido de "olhar para trás", uma análise de algo que se deu no passado. 

Dependendo como o feedback é dado, isso pode gerar uma reação defensiva por parte do receptor, que pode se sentir julgado e consequentemente pode ocasionar em uma insatisfação no ambiente.

Feedforward

Conceito idealizado por Marshall Goldsmith (LinkedIn dele aqui), autor, professor e coach executivo americano, que possui diversas premiações por seu trabalho nas áreas de Liderança, Coaching, Administração e Negócios.

 Trata-se também de uma palavra originada da língua inglesa e significa "alimentação adiante"/ "olhar para frente". Com isso, no contexto desta publicação, define-se como orientações ou sugestões voltadas ao desenvolvimento de suas habilidades, seu desempenho. Possui o sentido de "avançar", se concentrando em melhorar e alcançar resultados no futuro. 

Por ter uma abordagem de orientação, o feedforward pode ser melhor recebido pelo receptor e isso trará maior absorção do que está sendo falado, visto que não terá uma postura defensiva sobre o que está ouvindo.

Veja melhor suas diferenças...

Portanto, acredito que estas ferramentas se complementam no modo de desenvolver e potencializar a gestão de pessoas, pois o feedback gera uma percepção do que foi feito até onde você está, por outro lado, o feedforward foca em onde você está agora e o que deve ser feito para alcançar as melhorias no futuro.

Espero que tenham gostado e até mais! 

 

Referências:


Report publication
    020

    Recomended for you