Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Experiência ou Morte!

Experiência ou Morte!
Thiago Costa Tinoco
Feb. 7 - 3 min read
020

 

Não, esse post não é sobre o grito da Independência do Brasil ou sobre Dom Pedro I, mas sobre a exigência das empresas com os candidatos a uma vaga. A obrigação e cobrança em se ter experiência.

Embora haja alguma necessidade nesse pré-requisito, ao que tudo indica, essa prática tem se tornado  uma tendência, e com isso, fica a pergunta: se experiências são adquiridas por intermédio de uma primeira oportunidade, como ela continuará existindo se estão fechando as portas para quem não as tem?

Em outras palavras, as empresas que exigem experiências hoje, são as mesmas que estão contribuindo com a extinção das mesmas, uma vez que somente por ter uma chance de entrar na empresa nós a adquirimos. 

Alguém pode argumentar que existem outras formas de se adquiri-las, no entanto, o ambiente, o dia a dia da empresa, as ferramentas empresariais, etc, são fatores que acabam somando e muito com isso. Afinal de contas, quantas vagas você e eu já presenciamos em que se exige conhecimentos em determinado software? Por exemlo?

Estágio com experiência?

Segundo o dicionário Michaelis, um dos significados da palavra estágio é:

“Período que se permanece em uma empresa para aprendizagem e aprimoramento do cargo que se pretende ocupar definitivamente".

Dessa maneira, não há o menor sentido em um estágio exigir experiência, uma vez que, segundo essa definição, o estágio visa o aprendizado prático de uma profissão. 

O estágio, é uma oportunidade que o aluno tem de sair da teoria para a prática, é a contribuição da empresa com a escola e com a sociedade, uma vez que o aprendizado prático auxiliará o estagiário a se tornar um grande profissional no futuro.

Porém, isso não é possível quando somente a empresa quer sair no “lucro” e na “vantagem”, excluindo sua responsabilidade de servir, para ser servido por alguém que “já sabe como a banda toca”.

Para empresas refletirem

Quero deixar algo claro. Hoje em dia, as empresas mais relevantes, não são as que apenas oferecem produtos,mas aquelas que entregam soluções, que tem um propósito e visão bem definidas e que principalmente, contribuem com a sociedade e com tentar fazer do mundo um lugar melhor.

Com isso quero perguntar: como  uma empresa, que não dá chances ou oportunidades de pessoas desenvolverem suas carreiras e exigem de estagiários experiências, podem estar contribuindo em algo? Será que não está na hora de fazer a diferença? Fica aqui a reflexão!

Há vagas para as empresas que queiram treinar, auxiliar, e gerar oportunidades para quem precisa. E nem precisa ter experiência, somente vontade de servir, e de fato, é para isso que estamos aqui seja com um CPF ou CNPJ.

Me conta aí nos comentários se já conseguiu seu estágio ou emprego, ou se o que te impede é de fato a falta de experiência.

.

 


Report publication
    020

    Recomended for you