Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Exclua definitivamente essas palavras de suas Entrevistas de Emprego e aumento sua performance.

Exclua definitivamente essas palavras de suas Entrevistas de Emprego e aumento sua performance.
4 Curtidas
2 Comentários
0

É comum diversos candidatos saírem de entrevistas de emprego com a sensação de que poderiam ter feito algo diferente, inovador, demonstrando um pouco mais de alguma habilidade específica, ou até mesmo, falando menos sobre alguns pontos específicos, pois dificilmente conseguimos compreender o tempo correto para cada resposta, focando por vezes, em características não tão relevantes, e esse momento da entrevista é o seu momento de explicar e trazer o máximo de aderência ao que foi solicitado na vaga.

Sei que te dá um frio na barriga ou borboletas no estômago quando está em frente ao recrutador, a memória falha, a boca seca e fique tranquilo (a), isso é mais normal do que imaginas, e também já passei por isso, desculpa te decepcionar, você não é o único (a)!

Mas ao longo desse processo de Mentoria vamos desmitificar juntos, alguns pontos que você julgue ter dificuldade, você entenderá a causa raiz das perguntas e conseguirá responde-las de maneira mais clara e objetiva.

Vamos iniciar por ter a consciência de que, ninguém melhor para falar de você, do que você mesmo, concorda? No entanto, temos observado, cada vez mais, candidatos totalmente despreparados quando confrontados sobre características ou até mesmo atividades realizadas em suas últimas experiências. Tenha consciência que a avaliação do recrutador inicia pela ligação de convocação para entrevista, por essa razão, tenha a voz firme ao falar, demostre interesse na oportunidade, afinal, foi você que se candidatou aquela oportunidade e nada de perguntar sobre salário e benefícios neste momento. OK?

Chegando o dia da entrevista, programe-se! Chegou muito antes do horário no endereço informado, leia um pouco, distraia sua mente, estratégias assim, poderão deixar você mais tranquilo (a). Já orientaram você, não estudar um dia antes de uma importante prova? Neste caso, no dia da entrevista, abstraia para passar o máximo de naturalidade. Chegar à empresa para a entrevista de emprego com mais de 1 hora de antecedência, poderá lhe prejudicar, o recrutador poderá estar com outros candidatos, ou até mesmo não ter espaço suficiente (outras salas podem está sendo utilizadas para treinamentos e etc.), o ideal é que você se apresentar faltando apenas 15 minutos para o horário combinado.

Ao se apresentar para o recrutador, dê um aperto de mão firme, demostre energia e não se esqueça do olho no olho, pode ser um grande diferencial.

Estude seu Currículo!

Ah, Wagner, mas isso é obvio que faço. Neste ponto, muitos pecam, sabe por quê? Alguns candidatos elaboram 2 ou mais currículos, modificando de acordo com o cargo que deseja, essa metodologia é importante? Sim. Mas tenha um currículo base, para não se confundir no momento da entrevista, afinal, qual o modelo que o recrutador tomou como base para me convidar?

Grande parte dos candidatos ficam com bastante medo ao serem perguntas sobre seus pontos fracos e pontos a melhorar, tenha em mente que, você pode não ser avaliado totalmente pela sua resposta em si, mas também pela rapidez e objetividade à qual você responde, isso demonstrará auto conhecimento e raciocínio lógico.

Neste momento nada de mencionar Perfeccionista (Já ouvi essa palavra sendo respondida tanto no ponto forte, quanto no ponto a melhor e pior, pela mesma pessoa), outro exemplo é a palavra Workaholic (Gíria em inglês que significa alguém viciado em trabalho; um trabalhador compulsivo e dependente do trabalho).

Evite qualquer palavra que demostre algum exagero, algo ao extremo.

Algumas das clássicas perguntas em processos seletivos:

1. Fale um pouco sobre você.

O entrevistador não quer saber sobre sua vida pessoal. Se apresente e fale um pouco sobre sua formação e cargos que deseja, assim como, uma passagem rápida sobre alguma realização recente.

2. Por que você quer trabalhar para nós?

Um pouco de pesquisa e será capaz de falar de forma convincente sobre a empresa, e como você pode ter um impacto sobre ela. Mencione sobre a identificação com a cultura, missão, visão e valores da empresa.

3. Dê um exemplo de onde você foi capaz de usar suas habilidades.

Fale sobre as habilidade que você mais domina: oratória, negociação e etc.

4. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Fale sobre os pontos fortes que satisfazem os critérios de seleção e faça alusão a fraquezas irrelevantes para a função, não se esqueça de falar o que tem feito para melhorar os pontos fracos, para que não venha te prejudicar no ambiente de trabalho.

5. Onde você se vê em cinco anos?

Pense na sua vida a curto, médio e longo prazo. Realizar um planejamento sobre a carreira é fundamental, demonstrará que você sabe aonde quer chegar.

6. Qual é a sua maior conquista?

Utilize os critérios de seleção para identificar quais de suas realizações pediram competências em que o entrevistador está interessado.

7. Por que devemos contratá-lo?

Descreva as habilidades e experiência que você ganhou que o qualificam para cumprir os deveres listados na descrição do trabalho.

8. Você é trabalha bem em equipe?

Você precisa fornecer exemplos para dar suporte ao seu enfático "sim".

Ainda voltaremos a falar muito sobre entrevistas de emprego e carreira de maneira geral.

Espero ter contribuído.

 

Wagner Sousa

 

 

 


Denunciar publicação
4 Curtidas
2 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você