Queria começar esse texto com uma provocação:
Você tem problemas?
Simples, né? Ai você pensa:
"Ai Carlos, claro que tenho problemas, afinal quem não tem né?"
Se você tem problemas, criatividade é para você sim! Simples assim.
"Ora, mas por que?"
Porque criatividade é uma ferramenta para resolução de problemas, sejam eles pequenos ou gigantescos :).
Contextualizando um pouco melhor, vivemos em uma era de constante mudança, cada vez mais complexa e de muitas incertezas. (Famoso Mundo VUCA)
Os problemas de hoje, não surgiram do nada, eles são resultado da forma como fazíamos as coisas ou que ainda fazemos no caso da maioria de nós.
"Mas Carlos, como assim?"
Desde a época da Revolução Francesa (1789) estivemos vivendo na Idade Contemporânea, você acredita que os paradigmas se mantiveram os mesmos desde aquele tempo?
Tentar resolver problemas novos com soluções antigas, que já foram encontradas, mesmo com essa mudança de contexto não dará certo.
Isso traz uma série de questões, a maioria dos sistemas regentes da nossa sociedade, tanto político, econômico quanto educacional mantiveram-se também essencialmente estáticos.
E aí que mora um dos maiores problemas, estamos preparando as pessoas para viverem um tempo que já passou.
Estamos vivenciando uma mudança de Eras, não somente uma Era de mudanças, e isso implica diversas coisas.
Mas voltando ao foco da criatividade, para que possamos encarar os novos desafios, os novos problemas que essa mudança de Eras traz consigo, precisamos dela.
Trazendo uma dica fundamental que o Murilo Gun traz para nós, é que podemos estimular nossa capacidade de resolver problemas, fazendo exatamente isso.
Ou seja, treinar resolver problemas, além dos seus.
E isso acho muito interessante, porque nossa sociedade como um todo não tem uma falta de problemas, logo referências para treinarmos não falta.
E aí, gostaram da dica? Fez sentido para ti? Me contem aí nos comentários!
Até a próxima, abraços! Fui!