Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Estudante de Direito pode estagiar no 1º semestre?

Estudante de Direito pode estagiar no 1º semestre?
Gleidson Santos
Apr. 30 - 2 min read
000

Poder pode, mas será que você está preparado?

O estágio jurídico é voltado para o aprendizado prático do acadêmico em que ele vai lidar com casos reais em escritórios, empresas ou órgãos públicos.

Nos cursos de Direito, geralmente, a disciplina de Processo Civil será introduzida a partir do 4º semestre, além de disciplinas específicas, como Direito Civil, Penal e Consumidor, serão apresentadas no 3º, 4º e semestres seguintes.

Em regra, o acadêmico de Direito estaria melhor preparado (compreendendo o conteúdo) no 4º ou 5º semestre, onde ele terá maior facilidade de pôr em prática o que ele está vendo na sala de aula.

Então ele vai saber fazer uma procuração, petição inicial e dar orientações para o primeiro atendimento de um cliente/assistido.

No entanto, algumas faculdades particulares costumam trazer disciplinas mais específicas a partir do 1º ou 2º semestre, onde o estudante já tem contato com Direito Penal e Civil. O que possibilita um preparo mais cedo para o estudo de casos.

E como os escritórios e órgãos fazem as seleções nesses casos?

Os escritórios de advocacia costumam ter uma flexibilidade maior quanto ao semestre, recrutando a partir do 3º semestre ou de acordo com o conhecimento e proatividade demonstrada pelo estudante.

Já os órgãos públicos, em regra, abrem processos seletivos para alunos que estão no 5º semestre em diante. Mas podem ocorrer processos mais simplificados, ondem convocam os que estão ainda no início do curso.

VEREDITO:

Acredito que estudantes do 1º semestre dificilmente conseguiriam um estágio, por não terem contato com as disciplinas principais para a prática jurídica.

Há algumas possibilidades para conseguir:

  • Estágio voluntário*

  • Ter tido contato anterior com a área (escritório de família, conhecidos)


*Continuação nos comentários.

*Vale lembrar que "estágio voluntário " não é estagio, pois não está previsto na lei, já que ela exige que haja uma contraprestação (bolsa/pagamento). No entanto, para pegar experiência , pode valer a pena consegui um estágio voluntário de modo provisório.



Report publication
    000

    Recomended for you