Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Estudando com Dark

Estudando com Dark
Amanda Evaristo
Aug. 24 - 4 min read
010

O  seriado de origem alemã, chegou na sua terceira e última temporada no mês passado, confesso que  assisti novamente as temporadas anteriores para não ficar perdida com o desfecho da história.

A história começa no ano de 2019, a primeira temporada começou em 2017. O foco principal  da série é espaço-tempo, onde se passa na caverna da floresta de Winder(Alemanha) perto de uma usina nuclear. No enredo da trama tem cinco famílias; Doppler, Kahnwald, Nielsen, Olendof e Tiedemann. A partir do cotidiano delas e com o desaparecimentos de crianças, começa o seriado e suas questões, se mudarmos o passado, podemos mudar o presente e o futuro? Não vou escrever mais sobre o contexto, pra não virar spoiler, vou tentar o máximo não dá spoiler.

 

 

O seriado tem muitas citações de filosofia, ajudou bastante a entender a matéria de Estética do semestre passado, também tem física, mitologia, alquimia e psicologia , foi algumas matérias que consegui observar o que o seriado mostra.

 


 

Triquetra

 

Ao decorrer dos episódios vai aparecer muito este símbolo. De origem Wicca, as três pontas simboliza vida, morte e renascimento. Quando passa no latim, este símbolo  representa dimensões ou eternidade.

 

Buraco de Minhoca

É um atalho através do espaço e do tempo.Este termo foi usado pelo físico teórico Jonh Archibald em 1957, mas antes quem fez a primeira análise de massa em campo eletromagnético, foi Hermann Weyl.

Buraco Negro

Representa uma deformação do espaço- tempo, é um tipo de colchão sob o peso do corpo, ele é esticado até criar um  túnel que se conecta em outras dimensões.

No seriado é chamado de Ponte de Einstein- Rosen, menção ao artigo publicado em 1935 por Albert Einstein e Nathan Rose, onde analisou surgimento de túneis no espaço, onde concentra uma quantidade física de altos valores, conectados em ponto pequeno.

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche, foi filósofo, escritor e crítico alemão, na série deparamos com “Amor Fati” e Eterno Retorno.

Amor Fati, é uma expressão latina que significa “amor ao destino”.

O conceito de amor fati, é aceitação integral da vida e do destino humano mesmo em seus aspectos mais cruéis e dolorosos. Aceita da forma que aconteça a vida e não mudar o passado. Amor ao destino.

Eterno Retorno, eterna repetição da vida, criação, destruição, bem e mal. Sobre o livre arbítrio, questiona causalidade que impeça mudanças.

 

Ouroboros 

A serpente que morde a própria cauda, é um ciclo de evolução voltada para si mesmo, este símbolo contém ideias de movimento, continuidade, autofecundação eterno retorno. Deixa o passado para trás e aceitar o presente.

Paradoxo de Bootstrap (Puxar-se a si mesmo pelas alças de suas botas).

Viagem no tempo, as informações ou objetos podem existir sem terem sidos criados.

Um ciclo sem início e sem fim, um exemplo na criação da máquina do tempo.

 

Gato de Schrödinger 

É um experimento mental , um paradoxo, desenvolvida pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935.

 Teoria que o gato dentro de uma caixa com partículas radioativas estaria vivo ou morto ao mesmo tempo.

Universo Paralelo

Mais viaja no tempo, dá a origem a outro universo, onde o universo influencia o outro.

Déjà vu

Expressão francesa, que significa “ já visto”. Usada em uma sensação que já foi vivenciado, que nunca presenciou antes. O termo foi criado no século XVIII, por um parapsicólogo que acreditava que o déjàvu era um flashback de encarnações passadas.

 

Para você que ficou perdido na série, a netflix tem um site, que tem todas as temporadas.

https://dark.netflix.io/pt

Gosta sobre assunto relacionado a teoria do tempo, como foi abordado em Dark, tem também para assistir o filme  A Chegada e A Ghost Story.

Vou ficar por aqui, até o próximo post!! 😀✨


 

 


 


Report publication
    010

    Recomended for you