Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Escuta ativa, o ato de escutar genuinamente.

Escuta ativa, o ato de escutar genuinamente.
Harley de Brito
jul. 8 - 3 min de leitura
000

Você já sentiu, quando está contando algo para uma pessoa, que o que você está dizendo está entrando por uma orelha e saindo pela outra? Se sim, você costuma ter uma conversa agradável com essa pessoa? E quando estamos escutando alguém, você já parou pra pensar se você está demonstrando o devido interesse pelo que está sendo dito?

Estar ativo em uma conversa pode significar expor o que você pensa, e é muito mais fácil do que escutar o que está sendo dito, mas não significa que você esteja escutando ativamente. Afinal, o que é a escuta ativa?

Durante uma conversa, é importante que o diálogo seja estabelecido de forma eficiente, de maneira em que todos os seus integrantes demonstrem interesse pelo assunto, e que o que esteja sendo dito, seja genuinamente absorvido, e a escuta ativa é uma ferramente excelente para isso. 

A escuta ativa não consiste no simples ato de só ficar escutando e deixar os outros falarem. É importante que o ouvinte estabeleça um vínculo com o interlocutor, entendendo seu ponto de vista, e interpretando suas informações. Tentando dar significado para o que está sendo dito, e suas razões por detrás.

Mas isso não significa também que você deva sempre concordar com o que está sendo dito, mas sim, sempre que possível, demonstrar que você entende as razões do interlocutor estar expressando aquilo, evitando julgamentos, e em alguns casos oferecendo sua visão, cuidadosamente, sem ofendê-lo.

A escuta ativa é uma ferramente valiosíssima no que diz respeito às relações inter-pessoais, de qualquer natureza, seja no trabalho, em casa, com seu namoradx. Ela permite que você demonstre interesse pela pessoa e a valorize. Melhoramos também a visão que as pessoas têm sobre nossa aceitação com diferentes pontos de vista. Diminuímos conflitos, geramos confiança, nos comunicamos mais utilizando menos palavras, promovemos o trabalho em equipe, desenvolvemos empatia pelo próximo.

E não é difícil de desenvolver essa habilidade, como quase qualquer coisa em nossas vidas, é uma questão de prática, e algumas atividades podem ajudar: evitando distrações em uma conversa, mantendo contato visual, deixando de verificar o celular, o computador, ou outras coisas ao seu redor; reagir ao que está sendo dito, fazendo contato visual, deixando a pessoa confortável, fazendo perguntas pertinentes; suspender o julgamento, evitando de tirar conclusões precipitadas; contextualize o que está sendo dito, tentando demonstrar que você entendeu a mensagem; colocar-se no lugar do outro; criando hábitos que faça com que você se concentre em coisas variadas em seu dia-a-dia.

Agora, tentando definir a escuta ativa em uma frase..

Absorva o que está sendo dito, questionando tudo aquilo que precise de um porquê, e dê um feedback, dizendo o que você entendeu com suas próprias palavras.

Referências

https://comunidade.rockcontent.com/escuta-ativa/#:~:text=Escuta%20ativa%20%C3%A9%20uma%20ferramenta,um%20interesse%20verdadeiro%20pelo%20assunto.

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/escuta-ativa-entenda-como-desenvolve-la-ambiente-de-trabalho/

https://www.agendor.com.br/blog/escuta-ativa/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você