Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

ENEM: dá tempo ainda?

ENEM: dá tempo ainda?
Caroline Ferreira
Jan. 5 - 2 min read
000

Você piscou e os dias 17/01 e 24/01  já estão chegando! Duas grandes datas para muitos que irão participar do ENEM que também vai ocorrer em versão digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro desse ano.

Há alguns anos atrás também fiz a prova e algumas dicas preciosas foram uma mão na roda e aposto que podem te ajudar também na reta final para a realização do exame:

 

1. Pratique redação e tenha seu texto corrigido gratuitamente

Eu tenho muito a agradecer aos banco de redação online! É uma forma excelente de praticar a redação e ter uma orientação assertiva de professores que podem apontar onde você está errando. O melhor é que é tudo 0800!

O Banco de Redações da UOL, por exemplo, escolhe um tema todo mês e seleciona 20 redações para serem corrigidas por especialistas. Os critérios são semelhantes com os do ENEM e os textos escolhidos são comentados.

Banco de Redações do Brasil Escola é bem parecido:  a diferença é que as primeiras 50 redações enviadas no mês são corrigidas! 

Mesmo que sua redação não seja selecionada, é uma ótima forma de praticar!

2. Mapas mentais

O "resumão", mais conhecido pela galera antenada, como "mapa mental" é uma ótima ferramenta pra quem não está com muito tempo pra estudar ou quer apenas dar uma repassada rápida nos conceitos. 

No meio,  você coloca o tema central do r̶e̶s̶u̶m̶o̶ mapa, depois você destrincha  em tópicos menores e os detalha, como o exemplo da imagem abaixo.


mapa mental da @focandoemestudar sobre membrana plasmática.


Mas atenção! Ele não deve ser seu guia definitivo de estudo. É apenas  um modo de você fixar determinados conteúdos que foram anteriormente estudados de maneira mais aprofundada.

Algumas páginas e perfis da internet como o @focadoemestudar oferecem mapas mentais prontos sobre os mais diversos assuntos.

 

3. Ajudar e ser ajudado online

Plataformas como o Brainly são incríveis se usadas da maneira correta.

Funciona assim: você coloca sua pergunta no site e outros usuários podem responder! Além disso, você também pode sanar as dúvidas de outras pessoas também!

Na época que fiz o ENEM, usei bastante o Yahoo! Respostas para exercitar, tirar minhas dúvidas e ajudar outras pessoas. Entretanto, o YR! não possui o foco acadêmico como o do Brainly.

 

É isso, pessoal!

Sabe outra dica legal que te ajudou nos estudos? Comenta aqui! 

Não deixe de compartilhar e curtir! 

Até a próxima!!

#ColunistaOficial

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you