Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Empregar pessoas sênior: sim ou não?

Empregar pessoas sênior: sim ou não?
Adriane Barbosa
Dec. 15 - 4 min read
000

Um Senhor Estagiário é um longa de comédia, dirigido por Nancy Meyers, conhecida por criar filmes de tons mais leves e que geram algum tipo de reflexão. Com um elenco de peso, Robert De Niro e Anne Hathaway são os protagonistas do filme, que mostra o retorno de um senhor de 70 anos ao mercado de trabalho e a relação que ele constrói com a sua chefe e seus colegas de trabalho.

Em uma breve sinopse, a bem sucedida Jules Ostin (Anne Hathaway) é criadora e CEO de um site de vendas que passa por um momento de grande sucesso e crescimento. A empresa implementa um projeto de contratar estagiários sênior com objetivo de possibilitar um meio para colocá-los de volta ao mercado de trabalho e proporcionar novas perspectivas para a sua vida pessoal e profissional. 

Com 70 anos, viúvo e aposentado, Ben Whittaker (Robert De Niro) não aguenta mais levar uma vida monótona e enxerga o estágio como uma oportunidade para mudar a sua rotina e se reinventar. No novo ambiente de trabalho ele enfrenta os desafios de recomeçar e, devido a sua personalidade, conquista seus colegas e se torna um amigo insubstituível de Jules.

O filme nos proporciona um momento descontraído de entretenimento, mas definitivamente não para por aí. Ele também mostra diversas lições de vida que podem ser aplicadas tanto no meio pessoal, quanto profissional. Se você ainda não assistiu essa obra, corre e dá uma olhada, tem na queridinha Netflix!! 

Depois de assistir, trouxe alguns ensinamentos principais diretamente do filme e que podem ser aplicados à sua vida, em diversos âmbitos. Vambora!

1- Confie em si mesmo

Jules é uma líder implacável, com amplos conhecimentos sobre seu negócio e ampla visão do futuro da empresa. Mas, apesar disso, por conta da desconfiança dos investidores sobre a sua capacidade de lidar com um negócio em crescimento e, ao mesmo tempo, conciliar seus problemas pessoais, Jules passou a duvidar de si mesma. Com a ajuda de Ben, seu estagiário sênior, ela conseguiu resgatar a confiança em si mesma e se dar conta de que, melhorando em alguns pontos, seria capaz de lidar com toda e cada situação que enfrentava. 

2- Não mude seus valores

O estagiário Ben chega na empresa e dá de cara com um ambiente diferente com o qual ele estava acostumado. Ben passou a lidar com outras personalidades e novas formas de visualizar o mundo em que vivia. A sua maneira de agir de imediato era vista como "batida" mas, mesmo assim, Ben foi fiel aos seus princípios e sua autenticidade e honestidade o fizeram se tornar braço direito da chefe Jules.

3- Agarre as oportunidades que aparecem

Como aposentado, Ben precisava lidar com o tempo ócio e com as limitações da idade, junto ao preconceito das pessoas com a terceira idade no âmbito de trabalho. Ele poderia ter desanimado e permanecido na situação cômoda e triste em que se encontrava, mas, quando a oportunidade apareceu, apesar da incerteza, ele a agarrou. A atitude de Ben é um exemplo até mesmo para quem utiliza a idade como uma limitante para quem deseja voltar a estudar depois dos 40, por exemplo.

4- Exerça a empatia 

Ben é um senhor de 70 anos que trabalhar com jovens de uma geração completamente diferente da sua em diversos sentidos. Porém, Ben e seus novos colegas de trabalho se ajustaram às formas de viver e trabalhar uns dos outros para conviver em harmonia e crescer profissional e pessoalmente. Eles se ajudam mutuamente, possibilitando que ambos os lados possam crescer e somar.

E aí, tá bom ou quer mais? Esse filme é uma dádiva cinematográfica, sem exagero. Ele te ensina de uma forma leve e super dinâmica coisas essenciais para se viver no século XXI e eu espero que seja tão inspirador para você quanto foi para mim! 


Report publication
    000

    Recomended for you