Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

Em busca de honra: a jornada de Sir Gawain

Em busca de honra: a jornada de Sir Gawain
João Vitor Muniz Buarque
abr. 30 - 3 min de leitura
000

No meu último post eu comentei sobre a representatividade que senti no filme “The Green Knight”, com o ator Dev Patel, agora falarei sobre o livro, que é contado em forma de poema, em si, comparado ao filme. O autor é anônimo.

A história começa com o narrador descrevendo as origens “místicas” da Grã Bretanha, desde a sua origens com Brutus após a guerra de Troia, para começar a narrar o Natal na corte em Camelot, na corte do rei Arthur, que queria começar a festividade após uma história ou um acontecimento. Então um cavaleiro verde trajando vestes verdes montado em um cavaleiro, também verde, adentra o salão com um desafio: ele deixaria um cavaleiro atingi-lo com golpe no pescoço, com a condição de que em um ano o cavaleiro  retribuisse o golpe. Todos os cavaleiros ficaram com medo e o Cavaleiro Verde começa a zombar da corte, até que Sir Gawain, o sobrinho do rei, se voluntaria. O Cavaleiro sobrevive da decaptação e cobra Gawain para ele ir na Capela Verde em um ano.

Um ano se passa e Gawain vai com um escudo com um pentagrama, simbolizando as cinco virtudes de um cavaleiro. Passando por gigantes e perigos, que no livro é apenas citado rapidamente. Chegando ao castelo do Lorde Bertilak, que sabe onde a Capela Verde está localizada, ele abriga Gawain. E propõe um jogo a ele: tudo que Bertilak caçar, será do Sir, e tudo que Gawain ganhar no castelo, será do lorde. Porém a esposa de Bertilak tenta Gawain, mas Gawain nega como cavaleiro. No último dia, ela lhe dá um cinto verde que lhe dá a proteção contra o Cavaleiro Verde, que não lhe dá ao lorde Bertilak.

Na Capela Verde, o Cavaleiro Verde vê que Gawain treme ao enfrentar seu destino, e ao questioná-lo isso, o Sir encara seu destino. Porém o Cavaleiro apenas o fere no pescoço, e se revela lorde Bertilak, e que tudo era um plano de Morgana le Fay, irmã de Arthur e mão de Gawain, para testar a honra da corte do rei Arthur. 

No livro original, Sir Gawain já é um Sir, um cavaleiro. Nas crônicas arturianas ele é um nobre cavaleiro, que sempre se posiciona à favor das mulheres por conta das mulheres por conta de um incidente, por isso ele é tão nobre e respeitoso ao negar as tentações de lady Bertilak. No filme, ele é apenas um escudeiro que ainda quer ser um escudeiro; o filme é a busca dele mesmo em busca de sua honra, em quanto no livro, ele já tem sua honra, e ele quer preservá-la.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você