[ editar artigo]

Educação? Ainda vai levar um tempo...

Educação? Ainda vai levar um tempo...

Caro leitor, hoje venho trazer informações sobre como ficarão os estudos no mundo durante e pós covid 19. Atualmente, as aulas do segundo semestre já retornaram em escolas e algumas universidades também. A minha, UERJ, retomará as aulas dia 14 de setembro de 2020, de forma remota, após muita pesquisa entre alunos, e-mails, vídeo conferências e reuniões. Será um grande  desafio para os alunos, só sabemos que será tudo através de plataforma AVA. 

Contudo o que quero levantar aqui é: O EAD substitui o professor?

Nas escolas particulares, os alunos de ensino fundamental e médio já tem aula remota desde março, mas e nas públicas, aonde todo trabalho de lecionar ficou a mercê de folhinhas e trabalhos para as mães fazerem em casa  com seus filhos... Certamente, muitas mães trabalham e são provedoras de seus lares. E aonde o professor se encaixa nisso tudo? 

Como as universidades vão formar profissionais em meio a pandemia?

Para as instituições privadas, os professores ainda fazem seus trabalhos através de vídeo aulas, aprovam testes e trabalhos de conclusão de curso. Já vi até confraternização  e colação de grau online.  Para as instituições públicas de graduação, os docentes ainda vão descobrir junto com os discentes como será essa nova fase de retomada as aulas. 

O ponto crucial que queria deixar aqui é: NADA substitui a experiencia de aula juto com o professor de maneira presencial. O contato com a turma, o olho no olho, a troca de experiências, o aprendizado e todas as coisas intangíveis que só as aulas presenciais causam no ser humano.

Veja bem, essa publicação não visa criticar as aulas remotas. Até porque eu mesma, votei e participei ativamente das pesquisas para que minhas aulas voltassem, não queria perder um ano letivo inteiro. Porém, gostaria apenas de deixar essa reflexão. Não temos previsões de quando as aulas presenciais voltarão, de quando a vacina para o coronavírus chegará no Brasil. Enquanto isso, quem tem acesso e pode, vai estudando pelo computador, celular ou tablet. Quem não pode, vai se virando como dá. E assim a educação segue, ao meu ver, igualzinho aquela música do Lulu Santos:

"Com passos de formiga e sem vontade."

Boa semana a todos! Que Deus nos proteja do coronavírus. Faça sua parte e #usemascara

Comunidade do Estágio
Ana Carla Gouveia
Ana Carla Gouveia Seguir

Administradora que estuda Pedagogia na UERJ. Aquela professora que é tia sim; conhecida por fazer mil coisas ao mesmo tempo... As vezes Carla, sempre Ana! ✅

Ler conteúdo completo
Indicados para você