Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

É campeão!

É campeão!
Rayane Germano da Silva
Jul. 10 - 5 min read
010

Você já traçou um/algum objetivo de vida? Já sabe como vai chegar na final? 

Eu confesso que demorei e pela primeira vez, depois de quatro cursos de graduação, tenho controle sobre minha vida e sei onde quero chegar. É gostoso e da aquela acalmada na mente pensar "nunca é tarde", mas por dentro rola um desesperozinho de "é quase tarde sim". 

Resolvi tomar as rédeas da vida e pela primeira vez em 25 anos passei a trabalhar com métodos de organização - os meus não são os mais modernos, envolvem uma agenda, lápis e borracha. Ferramentas a postos e lá fui eu: quem eu sou? Quem eu quero ser? O que eu tenho feito? O que eu posso fazer? Achar respostas pra essas perguntas foram imprenscidíveis pra eu ter a organização de vidas profissional e pessoal que tenho hoje. Eu por sorte - sorte? já era hora, 4 trocas de curso, né minha filha? - já tinha um objetivo final traçado, mas não é nele que a gente vai focar aqui, a gente vai focar no trajeto. 

Ninguém, ou quase ninguém, alcança o resultado final de um dia pro outro. É um trajeto longuíssimo, mas que se você souber comemorar as pequenas conquistas e apreciar a paisagem, nem vai sentir passar. Você vai ter buscado mais conhecimento na área, vai ter praticado mais daquilo, vai ter compartilhado e absorvido mais informações. É inevitável não sair disso se sentindo brilhante.  

Trazendo em exemplo um evento recente e conhecido por todos: Flamengo grande potência do futebol mundial. 

Até o mais leigo em futebol sabe a transformação que a equipe do Flamengo mostrou no ano de 2019, mas se engana quem acha que foi repentino e dentro de campo. 

Em 2012, oitos anos atrás, Bandeira de Mello deu o pontapé inicial pro Flamengo se tornar o que é hoje. Foram mais de 200 milhões de baixa em dívidas, 350 milhões de crescimento em faturamento e vários títulos dentro e fora de campo.

Não houve nada descomunal ou fora do padrão. Só foi necessário que houvesse um bom planejamento e aproveitamento do processo.

Houve muita pressão por parte dos que clamavam por futebol, mas Bandeira sabia o que estava fazendo. Ele queria que o Flamengo voltasse a ser um time respeitável, esse era seu objetivo principal, mas sabia como tinha que levar o processo e ir com muita sede ao copo não daria certo. Tirar o Flamengo da lama financeiramente era sua ideia pra alcança seu objetivo e ele sabia o que fazer. Então Bandeira manteve o time e deu início à primeira parte desse processo, que envolveu quitação de dívidas, implementação do sócio torcedor pra arrecadação de receita e investimento em marketing e comercial, metas e ideias alcançáveis naquele momento, o que foi muito importante pra manter seu foco. Ter o que comemorar durante o percurso até o objetivo principal é basicamente o que te mantem animado.

A essa altura Bandeira já via evolução no seu trabalho e colhia resultados. Após a primeira parte do seu plano, Bandeira sabia que era hora e investiu no futebol, já nesse período, começaram a chegar as primeiras peças do time que a gente vê hoje. O Flamengo aumentou a receita de público e audiência televisiva, além de cair ainda mais nas graças da já apaixonada nação rubro-negra.

Em resumo, sabendo como passar pelo processo, Bandeira conseguiu transformar o Flamengo no maior time da América Latina e no segundo maior do mundo. Um time de respeito, como Bandeira tinha como objetivo principal.

Bandeira é considerado um milagre econômico e não é necessário muito pra entender que esse milagre foi feito à base de um bom planejamento. 

Nós temos a mania de achar que precisamos de tudo pra ontem, quando na verdade a gente nem sabe o que é esse tudo, a gente só joga um monte de tralha dentro da mochila e sai sem rumo. Óbvio que quanto antes darmos start nos nossos planos melhor, mas é necessário compreender que esse start se dá quando a gente pega o papel e o lápis, baixa o app de organização e organiza as ideias. O jogo já começou e você não precisa correr pelo campo descontroladamente, uma boa tática é o que vai funcionar. 

Agora é só partir pro abraço, por suas pequenas metas em prática e quando você menos perceber vai estar levantando troféu de campeão.


Report publication
    010

    Recomended for you