Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Dress Code: saiba como mandar bem em sua entrevista de estágio

Dress Code: saiba como mandar bem em sua entrevista de estágio
Vinicius Corrêa
Aug. 8 - 3 min read
060

Você já parou pra pensar que o seu visual pode influenciar positiva ou negativamente numa entrevista?

Isso mesmo, o seu look pode fazer toda a diferença na hora de um desempate, por exemplo.

Um dos diversos estudos da psicologia foca na análise do comportamento humano, e traz uma informação importante sobre isso:

A comunicação humana é feita por códigos, símbolos e signos que são emitidos, decifrados e entendidos. Na linguagem verbal, quem fica responsável por esses processos são: uma boa oratória, domínio do idioma falado e escrito, entre outros fatores. Isso significa que, para que você se comunique bem de forma verbal tais fatores precisam estar bem alinhados.

E o que isso tem a ver com Dress Code?


Seguindo a mesma linha de raciocínio, temos também o que chamamos de comunicação não verbal. Sendo essas, informações implícitas que são de suma importância no processo de comunicação.

Sabe aquela vez que você conheceu uma pessoa na faculdade, e disse: nossa não fui com a cara de fulan@.


Isso significa dizer que a primeira impressão que aquela pessoa te passou, não foi muito legal. Tal percepção baseia-se muito mais pelo que vemos e sentimos do que sobre as palavras que a pessoa fala. É nesse ponto que quero tocar.

A comunicação não verbal está totalmente atrelada aos processos de primeira impressão, percepção, emoção e etc.
Isso inclui expressões faciais, gestos, olhares, atitudes, e até mesmo sua vestimenta!

Isso é o que chamamos de Dress Code: que nada mais é do que um código de vestimentas que padroniza como cada profissional deve se vestir dentro do seu ambiente de trabalho.

Exemplo: se você vê um homem ou mulher vestidos de social num metrô, na rua, ou num escritório, automaticamente você associa aquela pessoa a profissão de um advogado, gerente de loja, diretor executivo e etc.

A forma como você se veste para uma entrevista diz muito sobre você: podemos comunicar nossa idade, classe social, profissão, e até mesmo estilo de vida, preferências musicais, políticas e religiosas.

Não estou dizendo que para se sair bem em uma entrevista você deva comparecer todo 'engomadinho', mas, que você tome cuidado para que sua apresentação pessoal não te faca parecer desmotivado, despreparado, extravagante demais, ou afins.

Procure saber como é o padrão utilizado na empresa em que você está se candidatando e procure se adequar a esse código... Isso vai te destacar entre os outros candidatos.

Além disso, porte um bom asseio pessoal, não exagere em perfumes, jóias e makes.

Tenho certeza que você vai se dar muito bem seguindo essas dicas.

Gostou da ideia? Comente e compartilhe se possível, faça o conhecimento romper barreiras.

 

#ColunistaOficial
#ACulpaNãoÉMaisDoEstagiário
#AUinfinitoEAlém


Report publication
    060

    Recomended for you