Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Diversidade Organizacional

Diversidade Organizacional
Camila Araujo
Sep. 13 - 3 min read
040

  Qual o ativo mais importante de uma empresa, meus jovens?

GIF de pensamento confuso por MOODMAN

 AS PESSOAS.

jaw drop wow GIF


Sabendo disso, vem comigo descobrir porque a diversidade dentro de uma organização é tão importante.

A sociedade está discutindo mais sobre diversidade, igualdade de gênero, respeito ao próximo, multiculturalismo, etc. Logo, o mercado de trabalho não pode mais ficar de fora desses temas.

A diversidade nas empresas significa ter colaboradores de diferentes religiões, culturas, gênero, idade, raça, etc, levando em consideração suas habilidades e não um estereótipo.

Isso é importante para a sociedade em si, que está em constante evolução e já passou da hora de deixar preconceitos de lado, e também para a própria empresa, visto que ter um quadro de colaboradores diversificado melhora questões como a criatividade, por exemplo. Pessoas diferentes, com pensamentos diferentes aumentam o nível de criatividade para desenvolver trabalhos em conjunto, trazer ideias diversificadas para resolução de problemas, criar produtos ou serviços que atinjam uma variedade maior e mais certeira de público consumidor.

Outra importância dessa diversidade é aumentar a retenção de funcionários, pois as pessoas tendem a se sentir melhor estando em um ambiente onde são respeitadas.

Vale ressaltar que não adianta apenas contratar pessoas de forma diversificada, isso se tornaria uma diversidade vazia, apenas como forma de marketing. É preciso existir um ambiente de culturas e valores bem definidos dentro da empresa para que no dia a dia haja respeito entre todos.

Pode-se aumentar a diversidade com programas de inclusão. Muitas empresas tem programas voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, estímulo da presença de mulheres em cargos gerenciais ou em áreas predominantemente masculinas, programas voltados a inclusão de pessoas mais jovens ou mais velhas, tem empresa que tirou a prova de inglês do processo seletivo como uma forma de dar oportunidade também para quem ainda não tem esse idioma e quando o candidato entrar para a empresa terá auxílio para se desenvolver nessa língua, programas para incluir mais colaboradores negros, e existem muitos outros exemplos.

A liderança precisa estar engajada para que possa transmitir confiança e ter a colaboração dos funcionários, bem como manter a cultura de aceitação com as diferenças da empresa de forma clara para todos, assim o colaborador que não se encaixar na cultura irá preferir não permanecer na empresa, e se for no caso de processo seletivo quem não se encaixar na cultura nem irá se inscrever para participar, tendo então colaboradores que realmente estão engajados com a organização e não apenas com o salário.

Tendo a inclusão como uma forma de cultura da empresa, e uma boa liderança que mantenha viva essa cultura a mesma tende a ter colaboradores mais engajados e sabemos que colaboradores engajados trazem melhores resultados para a organização. Então todos saem ganhando.
 


Report publication
    040

    Recomended for you