Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Diversidade

Diversidade
Kaevylin Silva
ago. 16 - 2 min de leitura
020

Podemos entender a diversidade nas empresas como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.

No território brasileiro, em uma cultura tão diversa, as primeiras experiências efetivas de diversidade tiveram empresas norte-americanas como pioneiras. De modo geral, essas organizações replicavam nas empresas sediadas no Brasil exatamente os processos da matriz, desconsiderando as especificidades da cultura local.

Ao longo dos anos, o entendimento do setor de Recursos Humanos foi se aperfeiçoando a respeito do tema, até que chegamos nos modelos de processos adotados hoje, que já inclui a cultura regional.

O conjunto de ações bem-sucedidas sobre o assunto assegura a manutenção das ações necessárias para que essa cultura organizacional conquiste resultados relevantes e duradouros.

Do ponto de vista da equipe, quando a empresa consegue ser inclusiva, nos mais diferentes aspectos, isso garante uma maior facilidade para as pessoas conseguirem enxergar os objetivos que realmente importam. Isso porque diferentes visões cobrem muito mais ângulos e geram mais oportunidades.             

É preciso engajar as lideranças para que eles também sejam defensores da diversidade e possam influenciar positivamente os demais colaboradores, dando o exemplo em suas atitudes diárias.

É preciso estar atento também para o fato de que, muitas vezes, a diversidade já está presente. No entanto, falta o trabalho para criar um ambiente onde as pessoas possam se expressar e se sentir livres para evidenciar quem são e o que podem fazer.

Com isso, é possível colher várias vantagens para a empresa, a exemplo do diferencial sobre a concorrência, já que as equipes mais diversas são mais criativas e inovadoras.

Se você gostou deste post sobre qual a importância e como promover a diversidade nas organizações, compartilhe o texto nas redes sociais para que mais pessoas possam pensar a respeito do tema!

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você