Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Desenvolvimento: aprender um novo idioma

Desenvolvimento: aprender um novo idioma
Lethicia Roberta Barros Gonçalves
Sep. 7 - 2 min read
080

 

Aprender uma nova língua, além de nos proporcionar o contato com novas culturas, possibilita a comunicação com um maior número de pessoas, e até a conseguir uma melhor posição profissional, também nos ajuda a manter uma saúde mental equilibrada.

Estudos apontam que pessoas que falam mais de um idioma geralmente apresentam maior facilidade de realizar diversas tarefas simultaneamente com maior agilidade. isso ocorre porque o cérebro ativa diferentes estruturas cerebrais de maneira mais eficiente, possibilitando ao bilíngue direcionar o foco em tarefas criticas e ignorar informações que são irrelevantes no momento.

A revista Science Daily publicou um estudo de 2011 dizendo que as pessoas que falam mais do que duas línguas podem reduzir o risco de desenvolver problemas de memória.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que falavam quatro ou mais línguas eram cinco vezes menos propensas a desenvolver problemas cognitivos em comparação com as pessoas que falavam apenas duas línguas.

As pessoas que falavam três línguas eram três vezes menos propensas a ter problemas cognitivos em comparação com os bilíngues.

Além disso, as pessoas que atualmente falavam mais de duas línguas também tinham quatro vezes menos probabilidades de ter deficiência cognitiva. Os resultados foram responsáveis pela idade e pela educação dos participantes.

Parece que falar mais do que duas línguas tem um efeito protetor sobre a memória em idosos que praticam idiomas estrangeiros ao longo da vida, disse o autor do estudo, Magali Perquin.

Os benefícios de estudar uma nova língua abrange todas as idades. Então não importa sua faixa etária, a hora de começar a estudar é agora.


Report publication
    080

    Recomended for you