Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Descubra como não esquecer mais o que você estuda

Descubra como não esquecer mais o que você estuda
Thiago Costa Tinoco
mar. 12 - 5 min de leitura
5 Curtidas
1 Comentários
0

 Nesse exato momento, enquanto você está parando para ler essa postagem, já esqueceu de outras informações que passaram pela sua mente, inclusive a matéria que você estudou.

Mas fica tranquilo!

Isso não significa que você tem algum tipo de problema mental, na verdade, isso é absolutamente normal e acontece com todas as pessoas. Inclusive, tem até nome, chama-se “curva do esquecimento”


A curva do esquecimento

O conceito de curva do esquecimento foi criado em 1885 por um psicólogo Alemão chamado Hermann Ebbinghaus.

Ela diz que conforme o tempo passa, vamos nos esquecendo das informações que recebemos. O psicólogo, criou um gráfico para ilustrar melhor o que acontece com o aprendizado com o passar do tempo. Confira abaixo:

 

Por Nheise em Wikilivros em inglês, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5063515

Percebeu que existe um declínio nas informações armazenadas em nossa memória com o tempo?

Por que isso acontece?

Para responder essa pergunta, é preciso conhecer dois tipos de memória, são elas, as de curto e longo prazo. 

A memória de curto prazo, é onde ficam armazenadas todas as informações que você absorveu recentemente, esse texto por exemplo, está sendo “guardado” nesse tipo de memória. Porém, uma vez que o nosso cérebro tende a sempre poupar energia, se não houver um esforço, ou seja, se não fizermos nada com a informação que achamos de fato muito importante para nós (espero que seja o caso  desse post pra você...rsrs), ele irá descartar.

Resumindo:

A memória de curto prazo armazena informações temporariamente,e a menos que seja feito um esforço elas irão desaparecer em um curto período de tempo.

De forma completamente diferente, as informações armazenadas na memória de longo prazo, duram muitos anos, às vezes até a vida inteira.

Então, o segredo sobre não esquecer o que você estudou, está em saber como transferir informações da memória de curto, para a de longo prazo. Continue lendo que você está prestes a descobrir e ainda vou entregar uma ferramenta que você poderá usar, para te ajudar no processo.

Saiba como memorizar

Se você compreendeu tudo que foi dito até aqui, já deve ter notado que memorizar, é simplesmente conseguir transferir uma informação da memória de curto para longo prazo. Porém, isso não vai acontecer, a menos que a gente “avise” ao cérebro que aquilo que estamos estudando, é de fato muito importante, e que não queremos esquecer tal informação Mas como fazer isso?

Através da repetição.

É exatamente dessa maneira que você fará com que o cérebro “entenda” que a informação que você não quer esquecer, seja armazenada na memória de longo prazo.

Já ouviu falar em sistema de repetição espaçada?

Você se lembra quando falei sobre a curva do esquecimento? Acredito que ela ainda está em sua memória de curto prazo não? rs

Bom, o fato é que baseado nela,  foi criado o sistema de repetição espaçada, ou SRS ( system repetition space). 

Basicamente, o SRS, é um  sistema de aprendizagem que auxilia na memorização de uma informação.  O interessante, é que ele busca diminuir o número de vezes (o tempo) que a repetição é necessária para reter a informação. Simplesmente, porque, ao estarmos próximos de esquecer, o SRS vai lá e marca a revisão, e isso faz com que a gente venha revisar apenas o necessário, sem repetir demais ou de menos uma mesma informação.

Ao longo do tempo, o SRS foi evoluindo e na década de 70, o Alemão Sebastian Leitner, contribuiu com o sistema ao implementar “Flashcards”, que nada mais são do que cartões de papel usados para memorizar uma informação. Onde de um lado você coloca uma pergunta (ou uma informação para lembrar), e do outro a resposta (aquilo que você quer memorizar). Tipo isso aí:

É importante mencionar o acréscimo de Leitner, pois, a grande maioria dos softwares e aplicativos de SRS usados hoje, são baseados nos Flashcards. 

O mais conhecido e bastante usado é o Anki, e é essa ferramenta que vou deixar disponível para você que chegou até o final desse post. Conheça baixe e use (você encontra ele tanto na versão para computador, quanto para aplicativos móveis) 

 Clique aqui para baixar o anki 

E aqui está um tutorial para você aprender como instalar e utilizá-lo.

Agora que você já sabe, como nunca mais esquecer aquilo que estudou, comenta aqui embaixo, se já conhecia a curva do esquecimento, as memórias de curto e longo prazo e o sistema de repetição espaçada.

Bons estudos e bons armazenamentos na memória de longo prazo!

 


Denunciar publicação
5 Curtidas
1 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você