Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Controle Financeiro: 5 dicas para colocar em prática em 2O21

Controle Financeiro: 5 dicas para colocar em prática em 2O21
Thaís Martins
Dec. 24 - 2 min read
000

Como está o planejamento de vocês para o próximo ano? 👀

Diante de um ano tão atípico como esse, é fundamental planejarmos nossas reservas e acredito que um dos ensinamentos fornecidos esse ano foi guardar fundos para emergências.

Esse mês de Dezembro participei de um treinamento voltado para área de RH onde houve um bônus relacionado a educação financeira, comecei a me aprofundar sobre o assunto e separei cinco dias para iniciarmos o próximo ano com o pé direito.

  1. Identifique gastos e despesas mensais

Pra cumprir essa etapa, uma boa sugestão é criar uma planilha financeira. Se você não tiver experiência com isso, uma tabela simples já é suficiente pra anotar todas as entradas e saídas de dinheiro. Inclusive, existem aplicativos pra celular que oferecem essa facilidade: é só precisa preencher com os dados. 

   2. Estabeleça suas prioridades

O que você prioriza no aspecto financeiro? Morar sozinho? Começar um curso importante para o seu desenvolvimento profissional? 

O mais interessante é que fazer isso vai ser útil em dois sentidos: descobrir suas prioridades e também aquilo que não tem tanta importância na sua vida. Isso quer dizer que os últimos itens da lista podem ser dispensados quando for necessário um plano de economia.

  3. Defina Metas

Essa não é surpresa, né? 

O velho ditado “querer não é poder” se encaixa em diversas situações, já que sonhamos com muitas coisas e nem sempre nos programamos pra conquistar cada uma. Essa é uma das razões pra montar um plano com metas de curto, médio e longo prazo.

 4. Considere a projeção de despesas futuras

Analisar o presente é essencial para o seu controle, mas pensar no futuro é algo que não pode ser desconsiderado quando falamos de dinheiro. Não dá pra ter certeza do que está por vir e uma segurança financeira é indispensável pra lidar com eventuais problemas.

 5. Concentre os gastos em uma conta e cartão 

A conta bancária e, principalmente, o cartão de crédito devem ser facilitadores da sua vida financeira, desde que você use com muita sabedoria. Sabendo das suas condições, nunca ultrapasse seus limites e não perca de vista os objetivos que pretende realizar.

E aí, me conta o que achou? ❤

 


Report publication
    000

    Recomended for you