[ editar artigo]

Conheça o Ciclo PDCA

Conheça o Ciclo PDCA

Oi AUtodidatas, como estão? ✌

Recentemente, escrevi sobre uma estratégia muito interessante que podemos utilizar para organizar nossas metas, facilitando a conquista dos nossos objetivos, o PDI.

Se ainda não leu, clica aqui!

E o texto de hoje vai ser sobre mais uma metodologia muito utilizada para a gestão e melhoria de processos e produtos, porém também vejo como uma forma de organização de uso pessoal, visando concluir metas: Ciclo PDCA.

Sempre abordado em cursos de Administração, o ciclo PDCA é um processo de melhoria contínua porque se trata de uma ferramenta baseada na repetição, seguindo um movimento circular, iniciando sempre no Planejamento (P), como a seguir:

  • Planejar (Plan): Determinar o que se pretende fazer;
  • Fazer (Do): Executar o que foi planejado, colocar em prática;
  • Checar (Check): Acompanhar se o que foi planejado está acontecendo como deveria;
  • Agir (Act): Nesta etapa, se faz a correção ou adaptação de algo que estava bom durante o ciclo. 

Como falei anteriormente em seu movimento circular, ao concluir a última etapa, você pode tanto voltar ao início daquela mesma meta, visando seu melhor desempenho, quanto iniciar uma nova meta, sempre seguindo uma etapa de cada vez

Recentemente, descobri que há uma nova versão do PDCA, que se torna OPDCA, no qual a letra "O" significa "Observação", "Observar a situação atual" daquilo que você vai empregar tal método.

🎈 Que tal aplicar o PDCA na sua vida? Acredito que fica muito mais fácil de visualizar o caminho a ser trilhado, o que está sendo feito para conseguir aquilo e quais pontos devem ser aperfeiçoados.

Esperam que tenham gostado e até a próxima! 

Comunidade do Estágio
Rayssa Silva
Rayssa Silva Seguir

Colunista Oficial da Comunidade do Estágio e graduanda em Administração \o/

Ler conteúdo completo
Indicados para você