Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comunicar: a essência do ser humano

Comunicar: a essência do ser humano
Thayssane Rocha
fev. 27 - 3 min de leitura
000

Você já parou para pensar que a nossa sobrevivência está diretamente relacionada à comunicação? Essa prática é necessária inclusive entre os animais selvagens. Eles não falam, mas, à sua maneira, estabelecem comunicação para afirmar sua força, sua presença, sua soberania ou sua submissão em relação a outros animais, que não necessariamente sejam da mesma espécie. A própria sobrevivência se dá por meio da habilidade de comunicar exercitada na relação entre um filhote e uma mãe, por exemplo.

Na sobrevivência humana não é diferente. Nos comunicamos com palavras, olhares, postura e até a nossa respiração tem a capacidade de entregar uma mensagem a um receptor. Já pensou que até o choro de um bebê comunica uma necessidade à mãe, ainda que só ela entenda? Comunicar faz parte da nossa existência e, talvez por esse fator, por vezes não damos o devido valor a essa habilidade e nem a exploramos com sabedoria, o que se aplica às relações interpessoais, vida social e à vida profissional também.

Agora pensando como aspirantes às nossas profissões, em uma época com tanta informação e recursos como a nossa, estamos expostos à tantas oportunidades que não damos conta de aproveitar todas elas. O que as teorias do mundo da Publicidade e da Psicologia defendem que pode nos gerar uma série de danos à saúde mental, um papo que fica para outra publicação. Fato é que fazemos todos os cursos possíveis, lemos diferentes obras, nos fundamentamos, praticamos e constantemente podem surgir dúvidas sobre nós mesmos causadas pela demora do reconhecimento esperado do mercado. Tenho certeza que em algum momento você tentou entender o motivo de já ter participado de tantos processos seletivos e entrevistas sem o resultado desejado, mesmo com um currículo incrível, cheio de certificados e conhecimento. Mas você já parou para pensar em como está comunicando as suas qualidades?

Às vezes estamos tão focados em um objetivo que desenvolvemos a visão em túnel, deixando de enxergar muitos ângulos que não sejam o centro do seu campo de visão. Com isso, podemos não perceber o óbvio: que talvez não nos faltem mais cursos e mais qualificação nesse momento, mas sim uma comunicação assertiva, que valorize a sua trajetória, habilidades e os conhecimentos que você já tem. Mas vale lembrar que isso não significa se fechar para o aprendizado, o que seria um erro. Portanto, use o bom senso e saiba pesar todos os pontos.

Saber se colocar é essencial em todos os momentos da vida, principalmente na construção da carreira e vida profissional. Lembre-se: você é o maior especialista sobre você! Esse assunto ninguém irá dominar mais do que você. Então explore ao máximo e aprenda a usar a seu favor. Não comunique seus medos e nem as suas dúvidas, comunique o quão incrível você é e o quão incrível uma oportunidade pode ser se for sua. Comunique-se integralmente, com todas as ferramentas que tiver, e veja seus objetivos cada vez mais próximos de você! Reflita: como tem se comunicado com o mundo?



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você