Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como um sistema CRM pode auxiliar estudantes de Marketing

Isabella Camardella
Apr. 14 - 7 min read
000

A área do Marketing segue forte no mercado com muitas frentes de atuação. Nesse sentido, se você é estudante de Marketing e quer se aprofundar nos estudos, que tal conhecer melhor como um sistema CRM pode auxiliá-lo no seu aprendizado e profissão?

A princípio, pode parecer estranho recomendarmos para estudantes de Marketing o uso de uma ferramenta tão utilizada pelas empresas, sobretudo para vendas. Mas no decorrer do texto, você irá entender que um CRM pode ser muito útil para a sua evolução.

Afinal, como a área de Marketing está aquecida e em constante transformação, você, como futuro profissional precisa estar antenado e ter vontade de aprender cada vez mais. Porque é esse interesse e curiosidade que te possibilitarão grandes conquistas no mercado de trabalho.

Então, não importa se você é um estudante de Marketing ou um estagiário em uma empresa, experimentar as funcionalidades de um CRM é uma forma de adquirir mais bagagem e crescer na carreira.

 

Por que devo conhecer e utilizar um sistema de CRM?

Como estudante de Marketing, você provavelmente sabe o que é um CRM e para que serve. Porém, atualmente a sua definição é bem mais ampla, indo além de uma Gestão de Relacionamento com o Cliente. É claro que o CRM sempre será uma cultura focada nas necessidades de cada cliente.

No entanto, com as novas tecnologias existentes no mercado, hoje um bom CRM é capaz de auxiliar na criação de uma estratégia de Marketing completa para a captação de leads e em demais funcionalidades essenciais para o sucesso de uma campanha de comunicação digital. 

Isso quer dizer que nos dias de hoje um CRM está totalmente ligado às necessidades de uma empresa que precisa vender seus produtos ou serviços no ambiente digital. Ou seja, sem ele uma marca pode até sobreviver no mercado, mas dificilmente terá em mãos um conhecimento profundo de seus clientes para gerar mais vendas e se destacar entre seus concorrentes.

Logo, como estudante de Marketing você consegue experimentar gratuitamente um sistema CRM por meio de uma conta teste. Para isso, o que é preciso ter em mente é apenas a escolha de uma ferramenta que seja fácil de personalizar, simples e intuitiva.

 

Sistema CRM: saiba como ele pode auxiliar os estudantes de Marketing

Captação de leads e monitoramento do funil de vendas

Sem dúvida, o funil de vendas é um dos modelos estratégicos de Marketing e Vendas mais importantes para uma empresa que precisa acompanhar a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a conclusão do negócio. Com base nisso, é possível combinar essas duas ferramentas, o funil de vendas e o CRM, para impulsionar os resultados.

Se você é estagiário de Marketing em uma empresa pode propor, por exemplo, o uso do CRM para lançar uma campanha de captação de leads. Assim, é possível acompanhar com mais detalhes e em tempo real todas as fases percorridas por um lead e ainda criar conteúdos personalizados para cada etapa.

O melhor de tudo é que o sistema pode ser integrado aos aplicativos de mensagens instantâneas que a empresa utiliza, como o WhatsApp Business ou Facebook Messenger. Dessa forma, se uma pessoa entra em contato por algum desses canais (ou até no site), o CRM reúne todas as interações em um só lugar, facilitando muito o seu trabalho na hora de automatizar conteúdos e trocar informações com o time de vendas.

Mas se você é estudante e ainda não faz estágio em uma empresa na área de Marketing, não tem problema. Como falamos no início, as melhores ferramentas de CRM disponibilizam testes gratuitos nos quais você pode simular campanhas de captação de leads e experimentar o sistema para aprender cada vez mais ­­— e sair na frente na hora de procurar um estágio ou emprego.

 

Criação de chatbots com um sistema de CRM

Não há como negar que as maiores demandas na área do Marketing estão intrinsecamente ligadas hoje ao avanço tecnológico. Como resultado, vemos grandes e até pequenas organizações utilizando a Inteligência Artificial, Big Data e outros softwares modernos para melhorar a experiência do usuário e tornar o seu negócio mais lucrativo.

Diante disso, contar com um CRM para Marketing para criar um robô de vendas é uma ótima forma de ter um grande case de sucesso no seu portfólio. Um chatbot oferece inúmeras possibilidades em uma estratégia de captação de leads e no relacionamento com o cliente.

Com um sistema CRM é possível criar um chatbot no WhatsApp Business, com a automatização de mensagens variadas para cada etapa do funil de vendas. Por exemplo, você pode configurar o robô para responder o usuário imediatamente sobre os horários de atendimento, para tirar dúvidas de perguntas mais frequentes ou até mesmo para oferecer uma abordagem personalizada de conteúdo que pode ser a recomendação de um blog post ou e-book para fazer download.

Além do mais, não é preciso conhecer linguagem de programação para criar um robô de conversação, pois os melhores CRM são capazes de orientar estudantes ou profissionais de Marketing para elaborar abordagens com foco no atendimento ao lead.

Com certeza, outra vantagem ao experimentar um CRM para a criação de robôs de vendas é poder rastrear os dados, como o número de usuários que interagiram com a ferramenta, de onde eles vieram e a taxa de abertura dos links enviados.

 

Sistema CRM para estudantes de Marketing interpretarem dados

Todo estudante de Marketing sabe da importância da análise qualificada de dados para que as decisões do negócio sejam embasadas por informações reais e não fictícias. De modo que isso possibilita a definição de estratégias de Marketing e Vendas cada vez mais eficazes.  

Um bom sistema CRM funciona como uma grande ferramenta de análise de dados, uma vez que ele armazena todo o histórico dos clientes atuais e potenciais — nome, endereço, telefone, atividades, necessidades, preferências, visitas e interações nos canais de contato de uma empresa.

São dados valiosos para qualquer pessoa que atua na área de Marketing e que precisa conhecer as dores de sua persona, assim como oferecer soluções por meio da venda de seu produto ou serviço.

É como um efeito cascata: à medida que você possui mais informações a respeito do lead, mais você consegue melhorar a jornada do consumidor, desenvolver técnicas de Marketing e Vendas mais certeiras e captar novos clientes — conseguindo também a tão sonhada fidelização.

Portanto, vamos reforçar que independentemente de você se encontrar nos estudos iniciais de Marketing ou já ser estagiário em uma empresa, vale a pena experimentar um sistema CRM para ele auxiliar a sua jornada de conhecimento e fortalecimento de sua carreira. Vamos começar, então?


Report publication
    000

    Recomended for you