Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como ser aprovado por Jeff Bezos em uma entrevista de emprego

Como ser aprovado por Jeff Bezos em uma entrevista de emprego
Fernando V. Alberigues Da Silva
Sep. 8 - 4 min read
000

Pensando em entrevista de emprego, estar preparado é sair na frente, você concorda? Neste artigo, vamos conhecer as três perguntas que Jeff Bezos, fundador da Amazon, faz para os candidatos que desejam fazer parte da organização. E, a partir do conhecimento destas três perguntas, iremos descobrir algumas formas de nos sairmos bem. Vamos à leitura? 

 

Para a entrevista de emprego, você vai precisar de mais

Você vai precisar de mais do que um currículo e um portfólio para ser contratado por Bezos. O fundador da Amazon era criterioso com a escolha dos funcionários que fariam parte de sua organização. O empresário estava sempre pensando no próximo passo, sendo assim, a entrevista de emprego selecionava o funcionário para o presente e para o futuro. 

 

Com isso, Bezos tinha três perguntas principais para se fazer em uma entrevista de emprego. Vamos saber quais e como podemos estar preparados?

 

1- “Você vai admirar essa pessoa?”  

 “Se você pensar nas pessoas que admirou em sua vida, provavelmente são pessoas com as quais você aprendeu ou deu um exemplo”.

 

Vamos refletir: você é uma pessoa que possui características que podem provocar admiração?

 

Digamos que você possua integridade e liderança. Agora, na entrevista de emprego, você precisará destacar ocasiões que demonstram essas características. O que está sendo avaliado são: as suas intenções, a sua confiabilidade e o que o seu processo de pensamento diz sobre você como pessoa. 

 

Seja uma pessoa admirável, não há diploma que apague comportamento ruim.

 

2- “Essa pessoa aumentará o nível médio de efetividade do grupo ao qual se junta?”

“A barra tem que subir continuamente”.

 

Você lembra da pergunta: “como você vê a empresa daqui a cinco anos”? Este momento é para você reconhecer o nível atual da organização e entender que ele não pode ser o mesmo com o passar dos anos. A barra precisa subir.

 

Mas como você vai reconhecer isso no momento da entrevista de emprego? Este é o ponto, você precisa estar preparado. Como? Pesquise os valores da empresa e esteja pronto para se ver avançando junto a organização.

  

Entenda, uma piscina pode receber água o tempo todo, mas ela nunca vai transbordar ou se manter cheia se um furo estiver nela. Não seja este furo.

   

3- “Em que área essa pessoa poderia ser uma superestrela?”

Cada pessoa é detentora de particularidades. Aqui, a questão vai além de experiências, falamos de talentos individuais. Sendo assim, uma habilidade incomum. Este talento, segundo Bezos, pode não influenciar diretamente no seu trabalho, porém pode tornar o ambiente mais descontraído. 

 

O fundador da Amazon reconhece que funcionários assim podem ser “irritantes” e não são de fácil convivência, mas eles encorajam com pensamentos inovadores. Você não precisa pensar igual, desde que tenha o mesmo objetivo. 

 

Se, na entrevista de emprego, você tiver a oportunidade de fazer relação com os seus hobbies, atividades extracurriculares e habilidades únicas suas que se relacionam com o trabalho, faça. Isso pode proporcionar alguma vantagem, pois estará mostrando que você consegue oferecer perspectivas diferentes sobre determinados assuntos. 

 

E agora?

Você percebeu que estar pronto para as perguntas de Jeff Bezos pode te ajudar nas próximas entrevistas de emprego que possa ter, certo? Com isso, vamos lembrar o que vimos! 

 

Primeiro, é preciso ser alguém admirável, não há diploma que esconda comportamento ruim. Segundo, a barra precisa subir, você não pode ser o ponto que destoa. E, por fim, esteja pronto para oferecer uma outra perspectiva, tendo em vista um mesmo objetivo.  

 

Estude sobre estas perguntas, esteja pronto para a próxima entrevista de emprego e conquiste o seu tão sonhado “sim”.

 

Se te ajudamos, interaja e compartilhe este artigo. Até o próximo!   


Report publication
    000

    Recomended for you