Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como montar um portfólio? (Não é a mesma coisa que currículo!)

Como montar um portfólio? (Não é a mesma coisa que currículo!)
André Luiz Costa
Jul. 9 - 3 min read
010

Você já deve ter ouvido falar de um tal de portfólio que muitas empresas pedem na hora de contratar não é mesmo? Mas você sabe o que é? Não?? Então deixa eu te explicar!

O portfólio praticamente uma “lista” de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. Eles servem para mostrar o andamento ou conclusão de um projeto importante na sua trajetória. Geralmente colocamos no portfólio somente os MELHORES projetos que temos! E eu vou te explicar o porquê: Imagina que um designer tem 25 anos de carreira e vá concorrer a uma vaga mais sênior. Em seu currículo ele coloca o link de seu portfólio e lá tem trabalhos do início de sua carreira, onde nada é muito refinado ou ele não tem tantos trabalhos legais. O que o recrutador iria pensar? Além de ter muitos trabalhos (entre bons e ruins) o recrutador não teria tempo para analisar todos e tirar uma boa impressão, por isso devemos elaborar um portfólio claro e objetivo.

Portfólio é a mesma coisa que currículo?

Não, não é! No currículo colocamos somente nossas informações profissionais, as empresas em que trabalhamos e algum detalhes de nossa trajetória, enquanto no portfólio apresentamos pesquisas, artes e os trabalhos feitos durante nossa vida profissional, contando os processos e detalhando as etapas.

Que tipos de portfólio existem?

Existem portfólios para as mais diversas áreas, como por exemplo: Design, publicidade, jornalismo, animação, fotografia, engenharia etc. Basicamente todas as áreas podem ter um portfólio, basta a pessoa detalhar seus projetos em algum lugar, seja de maneira física ou digital.

O que um bom portfólio deve ter?

  1. Essencial!!!

Somente trabalhos de sua autoria ou em que sua participação foi importante, decisiva ou majoritária! Qualquer divulgação de um trabalho que não é seu é considerado plágio, e plágio é crime! Lembre-se que o profissional que irá avaliá-lo já atua na área a algum tempo e provavelmente conhece a maioria dos trabalhos feitos em sua área.

2. Coloque o seu MELHOR trabalho no TOPO de seu portfólio!

Aqui a primeira impressão é a que fica! Se você colocar um ruim, os de baixo vão ter a árdua missão de mudar o ponto de vista de quem está te avaliando e, dependendo da pessoa, talvez ela nem chegue no final se achar os primeiros ruins né? Se você tiver em dúvida de qual trabalho seu é melhor pergunte aos seus amigos, família, faça uma votação secreta ou até pergunte para o seu João da padaria, mas NÃO ERRE em seu primeiro trabalho no portfólio.

3. Siga esta ordem!

Para montar um portfólio IMPRESSIONANTE siga esta essa ordem: Alinhe em uma fila crescente de qualidade seus trabalhos, primeiro o piorzinho e por último o melhor deles, assim: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Depois pegue o último (o melhor) e coloque na frente de todos, assim: 10, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

Tá pronto seu portfólio! O melhor trabalho em primeiro e logo em seguida uma crescente em qualidade. Se tiver outros que ficaram de fora e tiver espaço para apresenta-los em uma entrevista e houver assunto para isso, aí sim você mostra!


Report publication
    010

    Recomended for you