Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como eu perdi o MEDO do TCC e você também perderá!

Como eu perdi o MEDO do TCC e você também perderá!
Danielle Viana
Jul. 30 - 5 min read
040

Você acabou de entrar na faculdade e já está com medo do famoso Trabalho de Conclusão de Curso? Ou então, já está na faculdade há um tempo e chegou finalmente a hora de colocar a mão na massa, mas paralisa só de pensar em dar esse grande passo? 

Esse texto é para você!

A faculdade é um ambiente bastante desafiador para alguns, e para mim não é diferente. Sempre me considerei uma pessoa inteligente, mas se tratando da universidade, paralisava. 

O motivo? As pessoas. 

Eu olhava para aquele ambiente e me sentia inferior. Isso mesmo que você leu! Era como se os meus colegas fossem mais capazes e tivessem mais desenvoltura do que eu.

Junto a esse sentimento de incapacidade, o medo me cercava. Entrei na faculdade pensando: “Não vou conseguir fazer TCC, é muito para mim”. Pobre dessa menina tão assustada com o ambiente universitário..

Agora você deve estar se perguntando:

“Danielle, como você conseguiu então FINALMENTE começar a escrever esse bendito trabalho?”. 

Pega o papel e a caneta e anota tudo. Tenho certeza que depois desses passos, você conseguirá sair da página em branco. Vamos lá:

 

1. Não se compare aos outros

Eu sei, isso é um conselho bem clichê, mas não deixa de ser importante. Cada pessoa tem sua história de vida, seus desafios e suas próprias habilidades. Você é você, o outro é o outro, já diria a oração da Gestalt (sim, sou amante de uma terapia). Se o seu colega tem mais facilidade, EXCELENTE! Isso não significa que você não seja capaz. Encare sua trajetória como única e individual.

 

2. Comece a ler TCCs da sua área

Quando eu comecei a ler outros trabalhos, percebi que as pessoas escreviam de forma normal, nenhum bicho de 7 cabeças. É basicamente pegar citações de outros autores, acrescentar o que você entende sobre isso e, é claro, alinhar esse entendimento ao seu tema. Enquanto eu lia outras monografias, percebia esse padrão e cheguei à conclusão: não existe nada de EXTRAORDINÁRIO em um TCC. Essa última frase me leva ao próximo tópico.

3. Tire o peso da palavra TCC

Um dos meus maiores erros era encarar a monografia como o trabalho da minha vida. Eu colocava o TCC em um pedestal e enxergava como uma tarefa totalmente diferente de todas que eu já fiz. Aqui vai um spoiler: não, não é. Ao longo da faculdade nós fazemos fichamentos, aprendemos regras da ABNT e lemos textos de outros autores. Qual é a diferença, então? O TCC é mais longo (obviamente), demanda um maior aprofundamento no tema e na seleção de referências bibliográficas. Faça o seguinte: No lugar de encarar como O TRABALHO DA SUA VIDA, tire esse peso e substitua por: é apenas uma tarefa que precisa de um pouco mais de profundidade e leitura. Sentiu o peso saindo das suas costas?

4.Coloque a mão na massa

Parece óbvio, mas a página só deixará de ficar em branco se você começar a escrever. Minha dica? Comece escrevendo QUALQUER COISA que esteja relacionada ao assunto. Você precisa desenferrujar e essa é a melhor maneira de começar. Quando perceber que tem entendimento sobre o tema, reescreva, coloque suas referências e desenvolva melhor o trabalho. Mas não se esqueça: você precisa começar de algum lugar! Coloque suas ideias no documento, faça um brainstorming e tudo começará a fluir.

E lembre-se sempre: 

Ninguém sabe mais do seu tema do que você mesmo!

O assunto saiu da sua cabeça e foi elaborado por longos meses. Portanto, você sabe explicá-lo melhor do que qualquer pessoa. Mantenha isso em mente e tenho certeza que se sentirá mais confiante.

Eu comecei a seguir esses passos de forma inconsciente e quando percebi, o trabalho começou a fluir.

O medo não existe mais para mim. Existe, sim, um certo nervosismo quando penso em apresentar para uma banca, mas encaro de forma natural. Afinal, como disse na última frase: ninguém sabe mais do meu tema do que eu mesma.

Agora eu quero saber de você: gostou do conteúdo?

Conta para mim: o que mais te paralisa no momento de escrever esse TCC? Tem alguma dica para acrescentar?

Aproveita e compartilha esse texto com um amigo que passa por esse mesmo problema! 

Sucesso na sua trajetória!


Report publication
    040

    Recomended for you