Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como é realmente trabalhar em Startup?

Como é realmente trabalhar em Startup?
Bruna Carvalho
Nov. 16 - 4 min read
020

Falaaaa meus colegas AUzeiros, como "cês" estão?

 

Que saudade que eu estava dessa comunidade!!!

 

Hoje meu post vai ser focado em uma das principais justificativas do motivo da minha ausência nessa comunidade "goxxtosa" demais. 

"Como é trabalhar, de fato, em uma Startup"

Conheça as 6 recomendações dos empresários para líderes do G-20 - Agência  CNI de Notícias

Vale a pena lembrar, antes de tudo, que eu assim como talvez você que está lendo o post, busquei por vários e vários meses um estágio nesse período de pandemia. Caso queira saber mais sobre a minha experiência com os processos seletivos, clique aqui.

 

Falando um pouco desses primeiros meses de estágio, compartilho com vocês algumas experiências bem bacanas, mas antes vou falar tudo o que você não irá, ou muito raro, irá viver numa startup:

Não irá ser:

- O xerox(ista) oficial:

Sabe aquele estágio que você só atende telefonema, imprime papel e faz arquivo de documentos? Definitivamente não será assim. Geralmente as startups tem um ritmo bem acelerado e o que não falta é função.

Conceitos de Impressão e Digitalização de documentos

- Figurante que só participa de um capítulo da novela: Isso vai de empresa para empresa, mas dificilmente você irá ser conhecido apenas como o estagiário do setor tal, e com isso não estou dizendo que necessariamente será o protagonista, mas com certeza irá entrar bastante em cena.

18 de Agosto: comemore o Dia do Estagiário relembrando situações

- Reprodutor de meros processos comuns de grandes empresas, que te ensinam a fazer os processos específicos e não o trabalho em si.

O que irá encontrar:

Anota Ai Entao Escreva GIF - AnotaAiEntao Escreva TakeANote - Discover &  Share GIFs

- Trabalho de verdade:

Nas minhas outras duas outras experiências como jovem aprendiz e estagiária eu fazia o suporte do suporte(risos). Já na atual empresa onde trabalho, em parte, eu faço até mesmo as mesmas atividades dos outros colegas efetivos da equipe.

- Aprendizado:

Apenas no segundo mês de estágio já faço as admissões, participo de processos de desligamento, cadastro benefícios e demais informações no sistema de colaboradores, entre outras demais demandas do setor que já participei.

- Chance de crescimento: 

Como sabem, uma startup é caracterizada por ser uma empresa inicial, inovadora e com grande potencial de crescimento. Dessa forma, poder chegar na empresa no seu comecinho pode lhe proporcionar maiores chances de fazer carreira nela, dependendo é claro, sempre do seu desempenho.

Fluxo de Caixa: Saiba Como economizar dinheiro fazendo a projeção | Rede  Jornal Contábil - Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

- Burocracia ? Lá em baixo, quase no núcleo da terra rs, e muuuuita INOVAÇÃO!

 

Por que as Startups tem essas características em comum?

Sabe a famosa cota que deve ser cumprida de estagiários e aprendizes nas grandes empresas? Não sabe?

Na CLT tem uma porcentagem que as empresas devem cumprir com o número de estagiários e aprendizes OBRIGATÓRIOS, de acordo com o número de funcionários.

Essa obrigatoriedade muitas vezes faz o estudante não ser tão valorizado, pois ele querendo ou não é mais uma peça obrigatória que a empresa deve encaixar, e geralmente um grande número dessas pecinhas.

Nas startups, essa realidade é diferente, já que há um número reduzido de funcionários pois a empresa está começando. Dessa forma, essas empresas contratam um número maior dessa mão-de-obra por NECESSIDADE, visto que tal mão-de-obra é barata e muitas vezes vai ocupar a função de um efetivo.

 

Espero que gostem e bora interagir que eu "tô" aqui!! :D

                                                                                                           Colunista Bruna Carvalho Pinto

 

 


Report publication
    020

    Recomended for you