Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como conseguir uma bolsa de estudos ?

Como conseguir uma bolsa de estudos ?
KARLLA MIRANDA DA  COSTA
Aug. 4 - 3 min read
060

Na minha rotina acadêmica sempre fui em busca de programas educacionais gratuitos e através deles, fui aprendendo como obter bolsas de estudos em várias áreas, e muitos me perguntavam como eu fiz para conseguir ? Então vamos focar aqui nas bolsas voltadas à graduação .

No primeiro momento o ideal é fazer inscrição no ENEM ( exame/prova necessária para acessar os programas de bolsas ), em seguida o candidato tem 3 opções convencionais :

  1. Se inscrever no SISU - Sistema que oferece vagas em universidades públicas : tanto os institutos federais, quanto as universidades estaduais e federais entram nessa modalidade, o critério é a nota do Enem e um bom preenchimento do questionário sócio-econômico.
  2. Se inscrever no Prouni - Nessa modalidade, o estudante pode obter bolsas de 50 % a 100% em faculdades particulares, o primeiro acesso é via nota do Enem também, e ter atenção as regras do questionário sócio-econômico, porque ele pode eliminar o candidato se for mal preenchido. E existem ótimas faculdades que oferecem e com bons cursos e sem riscos de greves.
  3. FIES- Financiamento Estudantil à fundo perdido, que é concedido pelo MEC para que estudantes possam pagar as mensalidades em faculdades particulares, o valor do financiamento depende da bolsa que o aluno conquistou que pode chegar até 100% e durante o curso paga uma taxa e após a conclusão do curso  paga o valor restante no prazo de uma vez e meia de duranção do seu curso. exemplo se o curso é de 4 anos , o prazo de pagamento é de 6 anos,  o contrato define a taxa de juros ( que é menor que os outros tipos de financiamento existentes no mercado), tem que ter atenção às regras assinadas no contrato .

Além dessas 3 opções tem a opção de financiar com a própria faculdade, pagar parcelas menores durante o curso e após o término deste continuar pagando as parcelas restantes. Oferecem ainda bolsa integral para os alunos que passaram em 1 colocação no vestibular e ou desconto com a nota do ENEM.

As UABs ( Universidades Abertas do Brasil) oferecem bolsas em universidades com curso ead .

E os programas Educamaisbrasil e querobolsa.com , mas antes de contratá-los confira no site da faculdade se o valor da mensalidade é igual ao valor proposto.

Nessa pandemia as lives dos cantores Wesley Safadão, Gustavo Lima e Luan Santana sortearam bolsas em faculdades particulares: Uninassau, Claretiano e Cruzeiro do Sul, respectivamente, pois os mesmos estão cursando nessas instituições e são garotos propaganda.

 


Report publication
    060

    Recomended for you