Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como as cores afetam sua marca

Como as cores afetam sua marca
Thiago Costa Tinoco
Apr. 19 - 6 min read
000

Já reparou que marcas de fast food quase sempre usam vermelho como cor predominante?

Se você alguma vez achou que isso era coincidência, saiba que não. A verdade é que as cores geram sentimentos, emoções e sensações em nós. Ao menos é o que sugere a psicologia das cores.

A psicologia das cores e como elas influenciam pessoas

Essa parte da psicologia, visa estudar, analisar e compreender o comportamento humano com relação às cores, como por exemplo, mudança nas emoções, sentimentos, despertar desejos, etc.

Saber sobre isso, é muito importante para designers e profissionais de Marketing por exemplo, pois assim, é possível criar uma identidade visual ou estratégias baseadas nas cores,  uma vez que que elas são capazes de  influenciar pessoas.

 Para se ter uma noção, a pesquisadora Satyendra Sigh da Universidade de Winnipeg, por meio de estudos, chegou à conclusão que a cor representa 85% da razão pela qual uma pessoa compra um produto em específico.

 

Assim, se você deseja ter uma marca forte que se conecta bem com as pessoas, precisa pensar muito bem nas cores certas. E quando me refiro a  “cores certas”, é sobre o que você está querendo comunicar à seu público através de sua marca, e isso vai desde a sua logo, até as paletas de cores usadas em suas postagens nas redes sociais.

 

Para não ficar perdido como camaleão no meio de um pote de tintas, irei mencionar algumas cores e o que elas representam, assim, você poderá ter uma ideia melhor de como usar a melhor estratégia em sua marca.

Traduzindo algumas cores

Vamos ver algumas cores, as reações e sentimentos que elas podem causar nas pessoas.

Traz um sentimento de urgência, estimula energia e pode até mesmo aumentar a circulação sanguínea, a respiração e batidas do coração. Essa cor incentiva ação, é capaz de aumentar a paixão e intensidade e fornece sentido de proteção do medo e ansiedade.

Não é a toa que como já mencionado, essa cor é muito usada em redes de fast food, uma vez que o vermelho desperta esse sentimento de urgência e da necessidade de saciar sua fome imediatamente.

 

Pode representar  felicidade, e acolhimento , torna as pessoas mais falantes, aguça o otimismo e a esperança. Também ajuda a concentrar a atenção e estimula o intelecto.

Também é utilizada em redes de fast food, frequentemente em associação com o vermelho, justamente por despertar a atenção.

Pense por exemplo no semáforo, a cor amarela é responsável por fazer a pessoa ficar em estado de alerta para tomar uma ação em seguida.

Amarelo também está voltada a felicidade, e otimismo, pois é a cor do sol.

É uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia. Também é amigável e convidativa. Reflete calor e entusiasmo e apesar de menos excitante do que o vermelho, é agradavelmente estimulante.

Por ser muitas vezes mais “agradável aos olhos”, algumas marcas preferem substituir o vermelho pelo laranja para transmitir a vibração e a energia que o vermelho tem.

Essa cor tem grande associação com natureza e meio ambiente. Representa estabilidade e possibilidade, associada à saúde e tranquilidade.também pode significar crescimento, vitalidade e abundância. A cor verde tem efeito calmante e alivia o stress.

É muito comum, ver essa cor em marcas famosas com relação à saúde, e também em consultórios, clínicas e hospitais.

Essa cor, quando associada em tons mais claros, possuí o mesmo poder de calmaria e tranquilidade que o verde, também será arremetido ao sucesso e à liderança. Já ao ser trabalhado em nuances mais escuros, arremete ao poder, segurança, glória, etc.

É uma cor mais sóbria, amigável e acolhedora, aumenta a criatividade, contemplação e criatividade.

É muito comum ver essa cor nas redes sociais, pois ela traz essa ideia de confiança, amizade e calma (geralmente as pessoas usam as redes sociais para relaxar não é mesmo?)

Ligado à nobreza, realeza, sucesso e sabedoria, é muito calmante e muitas vezes relacionada à intuição e espiritualidade.

O roxo estimula a área do cérebro de resolução de problemas e criatividade. Além disso, pode estar associada ao mistério.

É bastante comum, algumas marcas ligadas à moda, especialmente ao público feminino, usarem essa cor.

A cor marrom, transmite sobriedade, seriedade, organização e comprometimento. Ela está ligada ao materialismo, ao ar livre, campo, terra, conforto, resistência, aconchego e sustentabilidade.

É uma cor tanto elegante, quanto rústica.

Em tons mais suaves, está ligada à inocência, romantismo e delicadeza, porém, em tons mais escuros, a cor se relaciona à modernidade e tende despertar a atenção das pessoas.

Geralmente, vemos essa cor em marcas femininas e infantis e também é possível ver essa cor em logos de marcas que vendem doces por exemplo.

Elegante, forte e não existe nenhuma outra cor que fique bem junto com ela. Arremete ao poder, sofisticação, luxo, sensualidade, sexualidade, elegância, anonimato, mistério. Formalidade e profundidade são sensações transmitidas por essa cor.

Pode ser usada por marcas mais descoladas, em combinação com cores mais chamativas e vibrantes, trazendo a ideia de sofisticação e diferenciação, assim, como por marcas que desejam transmitir algo mais elegante e sofisticado.

Um detalhe importante

É bom frisar que as cores, podem despertar sensações e reações diferentes em cada um, e o preto é um bom exemplo disso, uma vez que existem pessoas que não gostam da cor, pois a associam ao luto. 

Por essa razão,  não é somente importante saber o que a sua marca quer transmitir, mas também, para quem ela vai transmitir. Em outras palavras, é muito importante que se estude o público no qual sua marca vai atingir.  Porém, esse é um outro assunto. 

O mais importante aqui, é você ter uma noção que a primeira impressão é a que fica, assim, sua marca tem de se posicionar de maneira clara e transmitir a mensagem certa, e obviamente, isso passa pelas cores.

Já conhecia a psicologia das cores? Sabia das sensações e reações que as cores causam? Deixe aí nos comentários o que mais achou interessante e como você pode aplicar isso em sua marca pessoal.


Report publication
    000

    Recomended for you