Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como aprender jogando jogos digitais

Como aprender jogando jogos digitais
Bernardo Mendonça dos Santos
Jan. 13 - 4 min read
030

 

 

Atividades de entretenimento lúdico são muito benéficas para o nosso desenvolvimento, afinal somos incentivados desde bebês a brincar, praticar esportes e outras atividades relacionadas. Porém, a sociedade tende a impor que existe um limite de idade para jogar, e que os benefícios de uma boa jogatina se tornam malefícios, algo que está longe de ser toda a verdade. Nesse post eu Bernardo, estudante de psicologia e game design, vou falar um pouco de como usar os jogos, especificamente, os digitais para o seu benefício educacional.  

Lembrando que o simples hábito de jogar ajuda no desenvolvimento. Mas tenha moderação, afinal as telas ainda causam seus danos.

Bem vamos ao que te interessa. Quando falamos sobre jogos eletrônicos, existe um número quase infinito de títulos a serem consumidos, e muitos desses títulos podem ensinar tanto conhecimento acadêmico quanto o desenvolvimento de habilidades, principalmente soft skills. Logo meu trabalho aqui será indicar alguns bons títulos que te ensinam bastante, além de abrir seus olhos para os benefícios do lúdico.

League of Legends, Fortnite Rocket League, Amoug us: Esses são jogos gratuitos extremamente populares e uma ótima forma de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, trabalho sobre pressão, conversação e adaptabilidade, fora as coisas que você aprende ao lidar com a comunidade de cada jogo. Já um jogo como Exapunks, é uma ótima forma de treinar habilidades de programação, não só a lógica, devo ressaltar. Spore e Ancestors te permitem experimentar o processo da evolução na pele, algo útil para fixar certos conceitos e despertar o interesse na matéria. Kerbal Space Program é  uma aula de física e aerodinâmica de forma prática  que gera boas risadas. E franquias como Assassin's creed e Uncharted podem não ser a aula de história mais precisa, porém apresentam alguns fatos históricos e te permitem absorver um pouco da cultura apresentada ali, algo que um livro não faz tão bem. Heartstone, Magic the Gathering Arena e Legends of Runeterra desenvolvem bem suas habilidades matemáticas e sua capacidade de desenvolver novas estratégias e buscar interações novas. The Talos Principle é una aula de filosofia e também uma forma de mostrar sua inteligência pois têm certos puzzles nesse jogo que vão demandar muita habilidade. Journey é literalmente um jornada de auto descobrimento.

Agora um jogo que faz um trabalho completo em te ensinar algo é o maravilhoso This War of Mine. Um jogo tão incrível que o próprio governo polonês colocou  como "leitura" recomendada aos alunos das escolas públicas, e até disponibilizou o jogo nas mesmas. E o motivo disso? Bem, o jogo é uma forma de fazer algo muito complicado, desenvolver a empatia. Sem ter empatia jogar é quase impossível, pois o papel que o jogador interpreta no jogo é o de un civil vítima de uma guerra. E não, você não pode matar pessoas e esperar ficar com sua sanidade intacta. 

Claro, jogos ainda são coisas muito caras, principalmente no Brasil. Porém todos os títulos aqui citados valem a pena serem jogados, e além disso são jogos que têm ótimas promoções com frequência. Vale ressaltar que até jogos mobile gratuitos podem te permitir treinar algo, então pare, analise aquilo que você mais joga e tente identificar algo que ele te ensinou ou permitiu desenvolver, e se possível compartilhe sua descoberta.

Agora, se você quer treinar algo muito específico e não encontra uma forma divertida de fazer isso vou te contar um segredo: Você pode sempre criar uma, mesmo sem saber programar. A forma mais simples é usar Flash cards, como o Anki ou criar quizzes com Kahoot. Já a forma mais complexa é desenvolver seu próprio jogo, algo que eu devo falar sobre em outos artigos.  

Por fim, agradeço por ler até aqui. Agora vá se divertir! Você merece se desenvolver de forma divertida e se você percebeu que eu não citei nenhum jogo educacional meus parabéns, pois para muitos game designers, um jogo feito para educar não é uma boa estratégia. Jogos devem ser feitos para divertir, e por consequência, educar.


 

 


Report publication
    030

    Recomended for you