Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como aliviar o estresse na hora do processo seletivo de um estágio.

Como aliviar o estresse na hora do processo seletivo de um estágio.
Amanda Evaristo
Feb. 18 - 6 min read
000

Este post é uma junção de aprendizados sobre o estresse, o conteúdo foi extraído de pesquisas e do evento da Semana do Estagiário do Futuro. Durante o dia 8 até 11 de fevereiro ocorreu, A Semana do Estagiário do Futuro 2.0- Inteligência Emocional, realizado pela Academia do Universitário, os temas abordados foram;

Dia 8- Ansiedade x Presença com Rosaline Hester -Diretora de Transformação Cultural na Coca Cola; no segundo dia o tema escolhido foi Insegurança X Autoconfiança com Priscila Wolyn- Recruiter na XP Inc, dia 10, Medo X Coragem com Luísa Granato- Reporter de Carreira da Exame e no último dia foi Estresse X Estafa, Georgiana Magacho.

 

Foram quatro dias de muito aprendizado e com isso teremos mais confiança em conseguir a vaga de estágio que tanto almejamos.

Procurar um estágio, quando recebemos tantos não, podem causar uma pressão interna em você, na hora da entrevista ou dinâmica, um frio na barriga ou medo de errar, ficar com angustia sobre as expectativas. O estresse causa a ansiedade, com ela vem a insegurança, a falta de confiança com a candidatura da vaga, pensamentos negativos, que resulta na falta de motivação em entrar em processos seletivos.

Separei em 3 categorias como podemos aliviar o estresse, não deixar que vire o bicho papão, o seu objetivo é ser um super estagiário. São Autoconhecimento, Mudança de Rotina e Estudar.

 

Autoconhecimento

Análise Swot

Faça uma análise swot pessoal, com os pontos positivos, negativos, expectativas, os pontos positivos ancoram na entrevista, fale sobre eles, faça essa análise swot antes do dia da entrevista. Faça em um caderno ou uma folha, cada mês verificar seu desempenho da análise swot, o que mudou, o que não mudou e o que melhorou.

Acreditar que é capaz

Fingir que é capaz, não está mentido sobre sua capacidade, em uma vaga de estágio demostre seu preparo aos novos desafios, um exemplo é a Thelma do BBB20, no começo ela não era aposta entre os competidores favoritos, mas sempre ela acreditou até o fim na sua vitória no reality show. Acredite na lei da atração.

A vaga já é minha!

Concentra-se no seu propósito. Seja generoso com você mesmo, não se castigue, se não foi agora, a próxima será, tenha paciência.

Não antecipe o medo com fracasso, cuidado com a síndrome do impostor.

Visualize a entrevista

Visualize a cena com recrutador e suas perguntas. Lembra-se o recrutador está ansioso em encontrar a pessoa para vaga certa.

Doses de Felicidades

Presentei com doses de felicidades, faça algo que você gosta, quando o resultado do processo for negativo, se presenteia com algo que goste ou tire um dia de descanso, assistindo filmes, ouvindo música.

Mudança de Rotina

Meditação

No período da manhã, começa a prática de meditar, ajuda controlar ansiedade, autoconhecimento e autoestima, desenvolver em focar nas atividades, redução de perda de memória. No Youtube ou em sites, tem vários tipos de meditação e como começar a meditar.

Rezar

Rezar ou orar, desenvolve uma boa mentalidade, o cérebro cria novos neurotransmissores que dão motivação, bem estar e sensação de paz.

Trabalho Voluntário

Comece um trabalho voluntário, você terá a oportunidade de aprender com outras pessoas, outras atividades, desenvolver seu soft skills, aprimorar seu networking e transformação pessoal. Uma dica já pensou em ser colunista, aqui na Comunidade do Estágio? É uma experiência enriquecedora.

Matriz de Prioridades

Faça um acordo com você mesmo, sobre suas prioridades ou uma matriz de prioridades.

Minhas Metas

Defina metas no seu dia a dia, com o trello, google agenda, faz você se preencher e limita a dose de pressão interna.

Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos, produz endorfina, que ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e mal estar.

 

Estudar

Tudo sobre a empresa

Analise o que você pode contribuir para o crescimento da empresa.

Muito importante antes da entrevista, estudar sobre a vaga, conhecer sobre a empresa, filosofia, missão, valores, como atua na sociedade, sua política, enfim faça um raio X, da empresa.

Ensaiar a entrevista

Ensaia a entrevista e depois grave sua voz, para verificar entonação de voz e erros de português.

O currículo

Não cometa erros de português ou digitação em seu currículo, sempre peça para alguém ler, pode ajudar ver erros que não viu.

Na Comunidade do Estágio tem um curso de currículo com dicas valiosas, entra na comunidade amiguinho  😉  . 

Minha inspiração...

Inspira em uma pessoa, com boa oratória, analise como falar, como fazer para prender a atenção do público, qual é o storytelling que usa, quais são as técnicas de persuasão, como usar o tempo.

Pesquise sobre os hábitos de pessoas de sucesso, sua trajetória, em que acreditava, qual foi seus maiores obstáculos e como conseguiram chegar ao sucesso.

Cursos Extra Curriculares

E claro, não deixei de fazer cursos extra curriculares, mesmo que não é direcionado em sua área, por exemplo um curso de desenho, conheço pessoas que fizeram para ajudar na concentração, criatividade ou na percepção visual.

Livros

Indicações de Livros

Mais esperto que o Diabo – Napolien Hill

O milagre do amanhã- Hal Elrod

Bibliografias são ótimos exemplos para superar ansiedade na busca de uma vaga do mercado de trabalho, uma indicação de bibliografia foi o livro da Michelle Obama.

Diário para ansiosos- Corime Sweet

Para finalizar quero agradecer a Academia do Universitário, pelo evento enriquecedor e as convidadas por compartilhar suas experiências e seus conhecimentos.

 


Report publication
    000

    Recomended for you