Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como a Filosofia pode te ajudar a empreender?

Como a Filosofia pode te ajudar a empreender?
Luany Oliveira
ago. 9 - 3 min de leitura
000

Não é novidade que a maioria das startups sucumbem aos desafios dos primeiros anos. As justificativas podem ser as mais diversas, mas certamente a falta de organização e preparo são fundamentais para a morte desses empreendimentos. Nesse momento difícil em que o mundo se encontra, vemos diariamente o fechamento de diversos negócios, enquanto outros conseguem atravessar a crise com caixa suficiente por mais alguns anos. A boa preparação é a causa dessa discrepância.

Abrir um negócio não é fácil. A maioria de nós não possui formação e experiência básica em nenhuma das áreas que serão importantes para a estruturação do nosso empreendimento. São tantas leis, tributações, taxas e gastos que nossos sonhos enormes tem dificuldade de perceber os mínimos detalhes. Mas não tem problema. Aqueles que perseveram aprendem a lidar com tais situações.

Identificado o desejo e o objetivo, o primeiro passo é perguntar a si mesmo a real motivação do projeto. Feito isso, o momento é de partir para a dureza da realidade empreendedora. É um desafio aprimorar-se em tantos assuntos em tão pouco tempo. Não me refiro apenas ao estudo técnico, que obviamente é importante, mas ao conhecimento humano que nos permite empregar valor ao nosso negócio, afim de que provoquemos boas experiências aos nossos parceiros e clientes.

A leitura é parte desse desenvolvimento pessoal. Eu acredito veementemente na necessidade do estudo filosófico. Quem é capaz de pensar filosoficamente consegue entender melhor a humanidade e a sua natureza. E não me refiro apenas a filosofia em si, mas falo da história da filosofia.

Vou exemplificar a importância da história da filosofia para os nossos dias atuais. Há muitos séculos, Aristóteles sistematizou sua teoria, o silogismo. Por muito tempo a lógica ficou resumida aos seus escritos antigos, mas isso mudou a partir do século XIX. Boole foi o responsável pela “matematização” da lógica, apresentando o cálculo lógico, hoje conhecido como álgebra booleana. No século seguinte tivemos grandes filósofos matemáticos, como Russell e Frege. Anos mais tarde, através da lógica, Turing desenvolveu o dispositivo fundamental paro fim da Segunda Guerra Mundial. E hoje você está aí lendo virtualmente o que eu digitei utilizando um programa.

O que começou como uma análise de argumentos, tornou-se parte de linguagens artificiais. Um sistema lógico bastante conhecido é o PROLOG, que quer dizer PROgramação em LÓGica.

Entende agora a sensibilidade da filosofia em nos ajudar a propor valores aos nossos empreendimentos?

Com dedicação a ignorância dá lugar ao entendimento. Se eu fosse você começaria a ler Aristóteles...

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você