Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como a Comunicação Organizacional Pode Ajudar no Planejamento Estratégico?

Como a Comunicação Organizacional Pode Ajudar no Planejamento Estratégico?
Lucas Pegázi
Sep. 27 - 2 min read
020

A comunicação é FUNDAMENTAL dentro das organizações, pois ela mantém a empresa viva e proporciona um bom relacionamento com o público interno, externo, fornecedores e em qualquer outro relacionamento.

 

A comunicação é fundamental para a organização sobreviver e ter um bom relacionamento com esses diferentes públicos. Mas ela só se dá através do processo de interação que a empresa desenvolve.

 

Com uma estratégia alinhada, gradualmente a integração entre os colaboradores aumenta, auxiliando no sucesso dos projetos e entendimento das informações, além de melhorar a produtividade.

Essa é uma estratégia que promove sinergia para alcançar os resultados desejados e compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores cientes de tudo que está acontecendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais.

Suas quatro funções mais básicas são controle, motivação, expressão e informação, mas quando não bem trabalhadas pode gerar grandes danos, como desmotivação, insatisfação dos clientes e o não engajamento dos colaboradores.

"O processo de comunicação ocorre no momento em que o emissor emite uma mensagem ao receptor, por intermédio de um meio, através de um canal. O receptor decodificará a mensagem que pode chegar até ele com algum ruído (bloqueio, filtragem) e, então, a partir daí, produzirá o feedback, a resposta àquilo que lhe chegou."

(Pinho, 2006).

 

 

A comunicação organizacional precisa ocorrer em diversos níveis para atingir pessoas diferentes com personalidades, crenças, necessidades e pensamentos diferentes. Deve mostrar aos colaboradores como eles são importantes no desenvolvimento da organização, se identificando com as missões, visões e valores da empresa. Assim, eles poderão se orgulhar de trabalhar numa empresa em que se identificam, o que aumenta a eficiência e melhora os resultados da empresa.

 

Referência:

LIMA, Higor. A Importância da Comunicação nas Organizações Progicendomarketing.tv, 2017. Disponível em: http://www.endomarketing.tv/importancia-da-comunicacao-nas-organizacoes. Acessado em: 24/09/2020

HENRIQUE, Thales. Elementos da Comunicação METAmorfose, 2018. Disponível em: http://metamorfose.adm.br/ELEMENTOS-DA-COMUNICAcaO+54851. Acessado em 24/09/2020


Report publication
    020

    Recomended for you