Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Cidades Inteligentes: A Tecnologia do Futuro.

Cidades Inteligentes: A Tecnologia do Futuro.
Luma Macedo Buchbinder
Oct. 19 - 3 min read
020

Jogue a primeira pedra quem nunca se deparou com a seguinte fala: "Em 2020, os seres humanos terão carros voadores". Bom, de fato, essa tecnologia está sempre como objeto de estudos de muitos cientistas, além de tantos outros transportes e ferramentas que são constantemente estudados para que suas realizações sejam possíveis, como, por exemplo, o Maglev-Cobra, uma tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que consiste em uma tentativa de funcionar como um trem de levitação magnética sustentável e de baixo custo. Até mesmo vemos essas questões sobre tecnologia "futurística" em muitos desenhos e filmes que crescemos assistindo, como De Volta Para O Futuro e Os Jetsons.

jetsons, cartoon, space ship, traffic, flying, get to work, fun, animation,  gif in 2020 | Animation, Cartoon ships, Animated gif

No entanto, por mais que muitas das tecnologias que cogitávamos existir ainda não estejam disponíveis - ou, pelo menos, para todos igualmente, indiferente da renda - há algumas tecnologias que estão começando - finalmente! -  a tornar-se realidade , e nós, da Geração Z, precisamos muito começar a prestar atenção. 

Para começar com o pé direito universitário, é MUITO importante que você assista esse vídeo: 

Ficou intrigado? Já imaginou poder viver em uma cidade totalmente inteligente? Pois bem, meus caros, essa realidade pode estar cada vez mais perto de acontecer realmente! As Cidades Inteligentes, ou Iot, são "aquelas que otimizam a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos.", do modo que abrande mobilidade, energia e/ou qualquer serviço necessário à vida das pessoas. Segundo a IMB, Cidades Inteligentes  fazem "uso otimizado de informações interconectadas para entender e melhor controlar operações e recursos." Considerando isso, o cenário apresentado no vídeo acima seria, não apenas viável, como possível. Nem mesmo Os Simpsons poderiam ter imaginado que essa realidade estaria tão perto de se concretizar, não é mesmo? 

maggie simpson - Pesquisa Google | Maggie simpson, Simpsons art, Simpsons  drawings

Existe outras diversas contribuições na qual as Cidades Inteligentes seriam úteis! Os próprios Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, identificados como um projeto - e apelo - global para erradicar questões sociais como pobreza, garantir a proteção do meio ambiente, além segurança e prosperidade para todos até 2030, possuem fatores nas quais a existência das Iot's seriam benéficas! Olha o quanto a tecnologia responsável pode contribuir para melhorar o mundo...Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento SustentávelFicou curioso sobre as Cidades Inteligentes? Então veja esse último vídeo e tire suas próprias conclusões sobre o assunto, até porque, somos nós quem fazemos o amanhã, não é super estagiário?

E aí, o que achou? Me diz nos comentários, e até a próxima! 

Beijão. 


Report publication
    020

    Recomended for you