Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

💌 Carta de recomendação e referência de emprego - O que é?

💌 Carta de recomendação e referência de emprego - O que é?
Larissa Bazzo
Oct. 26 - 2 min read
010

A carta de recomendação ou referência é uma carta feita pela sua empresa anterior, onde ela te recomenda para a empresa em que você está buscando emprego atualmente. Ela serve como uma prova para a empresa atual e pode te ajudar a conseguir a vaga.

Pode ser feita a mão ou digitalmente e anexado ao CV ou e-mail. Você pode solicitar para a sua empresa antiga por livre e espontânea vontade ou a empresa que você está se candidatando pode te solicitar. Não pode ser obrigatório para um processo seletivo ela, assim como a sua empresa pode negar te fazer a carta. 

📬 No Brasil a carta de recomendação nunca foi muito utilizada, hoje em dia se usa ainda menos devido a modernidade. Também é mais utilizada para quem deseja estudar ou trabalhar no exterior, sendo uma prática mais comum lá fora. Empresas e escolas solicitam aos estrangeiros essa carta como requisito para passar nos processos de intercâmbio. 

Hoje se usa a recomendação feita no LinkedIn, onde você pode pedir ou enviar recomendação por qualquer colega, até mesmo de faculdade, e que é muito mais prática. Seus colegas podem falar como era trabalhar ou estudar com você, destacando e comprovando suas habilidades. 

📮 Obs.: não confunda com a carta de apresentação, essa é ainda muito necessária e utilizada. A carta de apresentação já é uma carta que você envia ao enviar seu CV por e-mail por exemplo, dando uma breve explicação sobre você e sobre seu desejo na vaga, o que faz você ter mais chances de passar no processo seletivo, se mostrando mais interessado e despertando curiosidade no recrutador. 

 

Quer um post ensinando a pedir e enviar recomendações aos colegas de trabalho/faculdade no LinkedIn e/ou um post ensinando sobre fazer a carta de apresentação? Então curte aqui e comenta! ;)

Me segue no Insta, onde posto sobre currículo, LinkedIn e vagas de emprego: https://www.instagram.com/lari.recursoshumanos/

Me siga e se conecte comigo no LinkedIn, posto sobre carreira lá também: https://www.linkedin.com/in/larissabazzo/

Valeu por ter lido até aqui!~ 

 


Report publication
    010

    Recomended for you