Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Bloqueio Criativo: Como evitar?

Bloqueio Criativo: Como evitar?
Graciele Dourado
Sep. 18 - 4 min read
080

Aqui estou novamente falando sobre algo que tenha relação com criatividade. Quem leu meu post passado sobre o mito de que criatividade é um dom, vai saber do que eu tô falando, e pra quem não leu, o link é esse Criatividade é um Dom?

Bom, no outro post eu falei sobre o MITO e aqui eu vou falar sobre o BLOQUEIO. Mais antes vou diferenciar rapidinho os dois pra vocês.

Eu entendo assim, mito são lendas urbanas coletivas, ou seja, coisas que inventaram por ai e que de tanto falarem muito as pessoas acabam acreditando, e bloqueios é algo que te impede de alguma coisa, dificulta de alguma forma a entrada e saída de algum tipo de informação. Tá, até aqui ok.

Sabe aquele momento que você senta na sua mesa e fica olhando pra folha em branco por horas? Pois é meus amigos, esse aí é Bloqueio Criativo.

É basicamente isso, uma inexistência de ideias, parece que elas não vêm e as coisas não fluem, e a gente se sente agoniado por não consegui ser produtivo naquele momento. Isso acontece comigo toda vez que eu sento na minha mesa pra pensar em um post da semana, e provavelmente isso aconteça com alguns de vocês também. Mais é isso gente, faz parte.

E refletindo sobre isso, resolvi colocar pra vocês algumas dicas de como sair de um bloqueio criativo, mais fiquem cientes de que ele sempre vai existir:

Primeiro: Aceitar que o Bloqueio existe: isso é fato, ele sempre vai existir, todo mundo em alguma parte da vida vai ter um bloqueio criativo, então é aceitar e ir com calma que você sai dele, sempre que cansar a mente, pare e faça outra coisa;

Segundo: Horário da produtividade: você com certeza já deve ter percebido o horário que é mais produtivo, então se organize pra fazer as tarefas que exigem criatividade nesse horário;

Terceiro: Sabe uma maneira de nunca ficar sem ideias? Banco de Histórias. Ter sempre um caderninho de anotações ou um bloco de notas no celular, ajuda muito na hora de pensar em algo, porque ali você pode anotar uma conversa, um sentimento, palavras chaves e nunca ficar com a mente vazia;

Quarto: Não tentar ser multitarefa: não adianta querer fazer tudo de uma vez, tem que ir no seu tempo, ficar tentando fazer tudo ao mesmo tempo te bloqueia real e assim não vai pra frente;

Quinto: Buscar inspirações: Ler um bom livro, buscar por perfis novos nas redes sociais onde falam de assuntos relevantes, ler um jornal, conversar com alguém, isso sempre ajuda (a ideia desse post foi conversando com uma amiga haha).

É aquela coisa, né: Tudo pode gerar um post! hahaha

Além de tudo isso, a gente se cobra muito no perfeccionismo, mas sabe por que? Porque temos medo de rejeição, e esse medo consome a gente. Uma forma de desconstruir ele, é simplesmente apertando no botão de publicar. Só isso.

A famosa: “Vamo vê no que dá, seja o que Deus quiser”. No final a gente pede um feedback e a partir dali, tiramos nossas próprias conclusões. É encarar mesmo e não se cobrar tanto.

Gente, eu espero que vocês tenham gostado do post, tentei falar algumas coisas que eu aprendi no curso do Murilo Gun sobre  Reaprendizagem Criativa, onde uns dos assuntos é exatamente sobre bloqueios ( que são vários, pra falar a verdade kkkk). <3

E aí, vocês estão tendo dificuldades pra criar?

#COLUNISTAOFICIAL

#Bloqueio

#Criatividade

 

 


Report publication
    080

    Recomended for you