Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Atividade voluntária: colaboração e o aprazível trabalho em equipe

Atividade voluntária: colaboração e o aprazível trabalho em equipe
Lethicia Roberta Barros Gonçalves
ago. 29 - 2 min de leitura
000

O grande aprendizado deixado pelo voluntariado é a oportunidade para sair da zona de conforto. Quando você realiza qualquer tipo de atividade voluntária, passa por situações muito incomuns, como a falta de alguns recursos, por exemplo. Colocar-se no lugar dos outros é muito importante, o que condiciona o desenvolvimento da empatia. 

O trabalho voluntário é uma excelente atividade extracurricular. Além de trazer satisfação pessoal por estar contribuindo para fazer a diferença na sociedade, o exercício é ótimo para preparar o profissional para o mercado de trabalho.

Quanto mais conceituada a organização, aumenta a competitividade do currículo. Pessoas que trabalham com voluntariado são vistas pelos recrutadores como engajadas e participativas, como a capacidade de relacionamento mais apurada e experiência prática no trabalho em equipe.

Na hora de escolher de qual trabalho voluntário participar, siga sempre o seu coração e faça com a alma. Afinal, o trabalho solidário deve ser feito com espontaneidade, nesse caso o foco não é o profissional, mas sim o altruísmo e claro, se sentir à vontade com o exercício de cidadania.

O trabalho voluntário é recebido com muito carinho. Além de fazer novas amizades, o voluntário tem a chance de conhecer novas formas de se inspirar, colocando-se no lugar dos outros. O sentimento de recompensa após um dia de trabalho é forte, e aos poucos, o candidato perceberá que o seu contentamento depende menos de bens materiais e mais do que ele faz no dia a dia para modificar o presente.

Outro benefício que um trabalho voluntário pode oferecer é a possibilidade do candidato ir além do aprendizado em sala de aula, aplicando conhecimentos teóricos e técnicos e apreendendo novos valores, que podem ser determinantes tanto no nível pessoal quanto profissional.

O trabalho voluntário é uma das melhores formas de desenvolver as capacidades de comunicação, exercer a empatia e praticar valores essenciais para a cidadania. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você