[ editar artigo]

Atividade física e o desenvolvimento cognitivo

Atividade física e o desenvolvimento cognitivo

A atividade física sempre existiu na história da humanidade. Estudos antropológicos e evidências históricas relatam a existência desta prática desde a cultura pré-histórica, como um componente integral da expressão religiosa, social e cultural.

Hoje em dia, o exercício físico é uma necessidade absoluta para o indivíduo, pois com o desenvolvimento científico e tecnológico advindo da revolução industrial e da revolução tecnológica, pela qual passamos, nos deparamos com elevado nível de ansiedade e sedentarismo que compromete a saúde de boa parte das populações de países desenvolvidos e em desenvolvimento. 

Certamente o exercício vem sendo o principal aliado para aliviar o estresse, mas você sabia que ele é um grande aliado também do desenvolvimento cognitivo?

Vamos compreender, sobretudo, o conceito. Compreende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas. Além disso, o funcionamento psicomotor (tempo de reação, tempo de movimento, velocidade de desempenho) tem sido frequentemente incluído neste conceito.

Existem estudos que apontam que pessoas moderadamente ativas têm menor risco de ser acometidas por desordens mentais do que as sedentárias, mostrando que a participação em programas de exercícios físicos exerce benefícios na esfera física e psicológica e que indivíduos fisicamente ativos provavelmente possuem um processamento cognitivo mais rápido.  Há apontamentos significativos do aumento do desempenho físico e cognitivo e alteração positiva no comportamento de pessoas idosas com déficit cognitivo e demência. Confirmando que a prática de exercício físico pode ser importante protetor contra o declínio cognitivo e demência em indivíduos idosos.

O exercício físico proporciona o bem estar, ativa as células e nos deixa mais ativo para o dia a dia; é um grande aliado para uma pessoa que tem uma vida muito agitada, além de gerar um tempo entre você e sua mente, devemos destacar que conseguimos pensar melhor enquanto praticamos algum tipo de atividade física. Apenas, trinta minutos por dia já é capaz de mudar a dinâmica do seu dia e, praticar algo que gosta é muito mais divertido.

 

Comunidade do Estágio
Lethicia Roberta Barros Gonçalves
Lethicia Roberta Barros Gonçalves Seguir

Apaixonada pelo universo das letras; mais que admirar o vasto mundo da linguagem é necessário mostrar o quanto é fascinante e embarcar nessa viagem da língua vale muito a pena, vamos nessa? A curiosidade é o ponto de partida para qualquer conquista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você