Estar conectado faz parte de nossas vidas, e isso nos proporciona uma aproximação das pessoas e abrangência no conhecimento de mundo. Porém muitas vezes ficamos aprisionados apenas na nossa realidade, hábitos e ideologias.
as redes sociais tem dois viés:
- Primeiro, o da socialização, entretenimento e informação;
- E o segundo, o da manipulação, determinação de padrões e a transformação do individuo em produto.
Como usuários dessas redes, temos que entender e conseguir visualizar esse cenário para que não possamos ser enganados. A Inteligência Artificial (treinar uma rede para que ela tome decisões como uma "rede neural") e os algoritmos (conjunto de informações por meio de códigos), proporcionaram esses dois viés da Internet. Porém a IA tem reforçado aquilo que pensamos e muitas vezes o discordante e retirado de cena, reforçando o silencio, e isso tem provocado a ameaça do outro e a ausência do contato.
Os indivíduos muitas vezes ficam aprisionados em uma "bolha" proporcionada pela Internet, com usuários com os mesmos hábitos e ideologias.
Se você não esta pagando pelo produto, você é o produto.
Algoritmos são opniões embutidas em códigos
Para aqueles que buscam entender mais sobre o assunto, tem um excelente filme para assistir, chamado Dilema das redes, que mostra como o ciberespaço e a cibercultura tem provocado essa situação e como a IA tem promovido essa manipulação de opinião e determinação de padrões. O filme esta disponível na plataforma Netflix, recomendo que assistam pois traz uma reflexão da sociedade atual e como lidamos com as redes sociais e as informações que são produzidas apartir disso.