Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

As faces das redes sociais

As faces das redes sociais
Thais Alves Dias
Sep. 28 - 2 min read
040

Estar conectado faz parte de nossas vidas, e isso nos proporciona uma aproximação das pessoas e abrangência no conhecimento de mundo. Porém muitas vezes ficamos aprisionados apenas na nossa realidade, hábitos e ideologias.

O Dilema das Redes Sociais ou a sociedade da pós-realidade?

as redes sociais tem dois viés:

  • Primeiro, o da socialização, entretenimento e informação;
  • E o segundo, o da manipulação, determinação de padrões e a transformação do individuo em produto.

Como usuários dessas redes, temos que entender e conseguir visualizar esse cenário para que não possamos ser enganados. A Inteligência Artificial (treinar uma rede para que ela tome decisões como uma "rede neural") e os algoritmos (conjunto de informações por meio de códigos), proporcionaram esses dois viés da Internet. Porém a IA tem reforçado aquilo que pensamos e muitas vezes o discordante e retirado de cena, reforçando o silencio, e isso tem provocado a ameaça do outro e a ausência do contato.

Os indivíduos  muitas vezes ficam aprisionados em uma "bolha" proporcionada pela Internet, com usuários com os mesmos hábitos e ideologias.

Se você não esta pagando pelo produto, você é o produto.

Algoritmos são opniões embutidas em códigos

Para aqueles que buscam entender mais sobre o assunto, tem um excelente filme para assistir, chamado Dilema das redes, que mostra como o ciberespaço e a cibercultura tem provocado essa situação e como a IA tem promovido essa manipulação de opinião e determinação de padrões. O filme esta disponível na plataforma Netflix, recomendo que assistam pois traz uma reflexão da sociedade atual e como lidamos com as redes sociais e as informações que são produzidas apartir disso. 

 

 


Report publication
    040

    Recomended for you