[ editar artigo]

As 5 forças de Porter

As 5 forças de Porter

As 5 Forças de Porter são pilares utilizados por empresas  para conseguir vantagem competitiva sobre seus concorrentes. 
A ferramenta estuda o que envolve dentro da capacidade de uma empresa para entender as necessidades de seus clientes e lucrar.

Curioso para saber que forças são essas? Bora lá!

1. Ameaça de novos entrantes

Novos entrantes são as empresas que ainda não são concorrentes, mas que podem vir a ser. É necessário que a empresa estude bastante o mercado em que está inserida, de modo a estar preparada para competir com outras novas empresas que podem oferecer serviços mais vantajosos.   

Um exemplo disso são os bancos digitais que demostram um grande crescimento no setor financeiro e, com isso, fizeram os bancos tradicionais se adaptarem à digitalização dos serviços. 

2. Ameaça de produtos substitutos 

Produtos substitutos são aqueles que satisfazem as mesmas necessidades dos consumidores. Um exemplo clássico é a da manteiga e da margarina, outro seria os canais de streaming, como a Netflix, e os tradicionais cinemas. 

Alguns pontos relacionados a essa força devem ser analisados pela empresa a fim de essa ameaça seja mitigada:

  • Preço
  • Qualidade 
  • Vantagens para o consumidor
  • Nível de diferenciação do produto

3. Poder de negociação dos fornecedores

Fornecedores que, por exemplo, detém o monopólio de determinado segmento terão maior liberdade para definir preços, prazos e até para recusar a trabalhar com a empresa. Isso se mostra uma ameaça, já que, de certo modo, a empresa estará "nas mãos" desse fornecedor  por ele deter a capacidade de oferecer recursos únicos.

Nessa etapa, deve-se analisar qual o poder de negociação dos fornecedores, de modo que os custos da empresa sejam compatíveis com aquilo que seus clientes podem pagar.

4. Poder de negociação dos clientes

Nessa etapa, deve-se analisar qual o poder de negociação dos clientes, sabendo-se que quanto maior o grau de rivalidade entre os concorrentes, maiores as chances do cliente ditar as regras.

De modo contrário com o que ocorre com o poder de negociação dos fornecedores, se há uma variedade pequena de fornecedor, poderá haver muitos clientes disponíveis e, com isso,  o poder deles será baixo.

5. Rivalidade entre concorrentes tradicionais

 Todas as empresas querem ser a melhor.  Alta concorrência significa disputar uma posição no mercado frente aos demais, podendo tornar o segmento cada vez mais agressivo com relação à:

  • Tecnologia
  • Qualidade
  • Diversidade de produtos
  • Número de concorrentes
  • Taxa de crescimento da indústria
  • Nível de comunicação (propaganda)

 

    E aí? Gostou? Então não deixe de curtir e compartilhar essa postagem!

    Até a próxima!

    #ColunistaOficial

     

    Comunidade do Estágio
    Caroline Ferreira
    Caroline Ferreira Seguir

    Olá! Me chamo Carol, sou estudante de Engenharia de Produção e extremamente curiosa (no bom sentido, claro!). Sempre com fone no ouvido, amo ler e aprender coisas novas. #ColunistaOficial

    Ler conteúdo completo
    Indicados para você