Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

As 4 principais recompensas para motivar pessoas

As 4 principais recompensas para motivar pessoas
Bernardo Mendonça dos Santos
Feb. 28 - 3 min read
000

Já parou para pensar o que fazer para recompensar alguém ou mesmo se recompensar? Pois bem hoje trago a vocês os 4 tipos de recompensas que você pode usar para gerar motivação. Vou falar sobre gamificação em outros post, porém resolvi começar pelo tópico de recompensas pois é algo simples e prático de se usar em qualquer cenário.

 

As recompensas podem ser divididas em 4 categorias, que tendem a seguir uma ordem padrão de eficiência, porém que pode sofrer alterações de acordo com o sistema de  gamificação, serviço e as pessoas envolvidas.  Ou seja certas pessoas vão achar a terceira mais motivadora que a primeira, em uma circunstância e em outra vão sentir o inverso. Então pense bem em como vai usar e tente sempre coletar dados sobre a eficiência.


 

A primeira recompensa é o Status, uma recompensa bem poderosa e relativamente barata.

Esse status pode ser concedido através de um colocação de destaque em um ranking, ou algo que torne a pessoa famosa e conhecida, a recompensa principal dos Reality shows é o Status que ele concede aos participantes e não o dinheiro. O BBB é um grande exemplo disso, e essa edição específica também mostra que esse status para ser melhor usado tem que ser positivo, ou seja, nada de dar um Status constrangedor a alguém.


 

A segunda recompensa é o acesso, esse tende a andar junto com o primeiro, mas ele por si só é uma ótima recompensa, afinal quem não se sente importante ao participar de uma pré estreia de imprensa, ir a um show de graça ou ir em uma festa e ficar no camarote? Todas essas são recompensas baseadas em acesso, se quiser um exemplo mais empresarial basta observar o sistema de milhas aéreas.


 

A terceira recompensa é o poder, uma recompensa que é uma faca de dois gumes, e se usada erroneamente vai trazer problemas, pois essa recompensa se baseia em dar poder à alguém. Moderadores em páginas do facebook, o aluno confidente do diretor, o segundo em comando quando o chefe está fora. Esses são alguns exemplos dessa recompensa, e bem tente não dar poder demais a pessoa errada ou pelo menos ensine que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.


 

E a quarta e última recompensa é coisas, ou seja tudo que não se enquadra nas recompensas anteriores. Coisas como dinheiro, comida e objetos, se enquadram aqui. De todas as recompensas essa é a única cujo valor do seu esforço é facilmente observado, ou seja seu empenho em bater metas te rendeu uma cafeteira das Casas Bahia. Claro, se usado bem ainda é uma boa recompensa, mas que tende a não ser tão efetiva quanto as outras, afinal qual o motivo de eu me matar de trabalhar para ganhar um brinde de 100 reais?


 

Lembrando que isso foi um recorte, feito com minhas próprias palavras baseado no Livro Gamefication by Design do Gabe Zichermann. Uma leitura que eu super recomendo, é um livro bem prático, repleto de exemplos ilustrativos e muito conteúdo útil.


Report publication
    000

    Recomended for you